6 de agosto de 2010

LIÇÃO 06 - PROFETAS MAIORES E MENORES








A Paz do Senhor Jesus meus irmãos, graças a Deus chegamos a lição de número 06 desse 3º trimestre. Temos aprendido muito sobre o Ministério Profético. Agora chegou a hora de estudarmos sobre os Profetas Maiores e os Profetas Menores.
Gostaria de deixar somente algumas informações sobre o referido tema, para complementar a lição deste domingo. Veja a seguir.







Como você sabe nossa Bíblia está dividida em duas partes principais: ANTIGO TESTAMENTO E NOVO TESTAMENTO. Sendo 39 livros no AT e 27 no NT. Os 39 livros do AT estão divididos em 4 grupos: Lei, História, Poesia e PROFECIA.

As mensagens dos profetas tiveram propósitos primordialmente morais e espirituais. Os profetas de Israel foram austeros reformadores, divinamente inspirados para afastar a nação do pecado e da idolatria nos seus períodos de decadencia.

O grupo PROFECIA composto de 17 livros está subdividido em Profetas Maiores e Profetas Menores.


- PROFETAS MAIORES: Isaias, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel.

São classificados assim por serem de maior extensão seus ministérios, em conseqüência, como é natural, uma maior extensão dos seus livros.


- PROFETA MENORES: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Os ditos Profetas Menores, em número de doze, distinguem-se dos Profetas Maiores. No Cânon hebraico, estão agrupados com um só livro intitulado Os Doze.

São classificados assim por serem de menor extensão seus ministérios e, em conseqüência, como é natural, uma menor extensão dos seus livros.

Mas é bom deixar claro que, embora haja essa diferença na classificação (somente por causa da brevidade) dos livros proféticos, todos estes homens foram completamente inspirados pelo mesmo Deus em seus ministérios. Pois podemos observar que, tanto os livros dos Profetas Maiores quanto dos Profetas Menores, são citados pelos escritos do NT.


Abraços!



Referência bibliográfica: Gilberto, Antonio - A Bíblia através dos séculos.

Merrill Frederick Unger - Manual Bíblico Unger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.