12 de agosto de 2010

SUBSÍDIO DA LIÇÃO 07 - OS FALSO PROFETAS





















A Paz do Senhor Jesus, a próxima lição nos trás mais uma vez, e é sempre necessário, o estudo bíblico sobre os falsos profetas. Jesus não quer que deixemos de lado o combate pela verdade e nem quer que façamos vista grossa com os erros abomináveis que permeiam o meio evangélico.

Sempre que falamos sobre falsos profetas, nossos alunos fazem uma pergunta que muita gente não sabe responder com clareza e objetividade: Como saber se um profeta é de Deus?

A resposta às vezes vem acompanhada de lacunas, e assim não há uma progressão no conhecimento dos alunos da EBD. Portanto, querido professor, estude, pesquise, reflita sobre o tema e passe uma aula esclarecedora, simples, mas realmente eficaz para que haja uma ótima compreensão do tema proposto.

Segue abaixo um breve comentário sobre o Texto Àureo da lição e também da Verdade Prática.





                                                   TEXTO ÁUREO



"Quando o tal profeta falar em nome do SENHOR, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou o tal profeta; não tenhas temor dele”.

(Dt 18.22).



A referência bíblica nos mostra Deus ensinando seu povo sobre o cuidado de dar ouvidos a qualquer um que se apresenta como um profeta de Deus. Acompanhe comentários sobre o referido versículo:



“O homem que se lança ao ofício profético sem ser chamado por Deus, é um profeta falso (18:20). Os autênticos não profetizariam de seu próprio coração mas falariam somente as palavras que Deus lhes desse (18:18). Suas palavras se cumpririam infalivelmente (18:22). Não obstante, podia ocorrer, em certos casos, que falsos profetas

operassem milagres e se cumprissem suas palavras, mas ficariam a descoberto através de sua doutrina em desacordo com a de Deus (13:1, 2). Deus permitiria que fizessem sinais para provar a seu povo, a fim de que se manifestasse se o amavam ou não (13:3). Finalmente, o verdadeiro profeta honraria a Palavra escrita de Deus (Isaías 8:19, 20).”

Davison, F. - O novo Comentário da Bíblia



“Como conheceremos? (21). Por muitas maneiras se distinguem os verdadeiros dos falsos profetas. Devem ser profetas do Senhor (#Dt 13.1-3); a sua palavra terá de ser cumprida (#Jr 28.9) e nunca deixarão de satisfazer a lei escrita (#Is 8.20). Os falsos profetas continuarão a existir até ao fim do mundo (#Mt 24.11; #1Jo 4.1-3; #Ap 19.20).” Hoff, Paulo – O PENTATEUCO



Mt-7.15



“Falsos profetas (15). Estes são os que ensinam o erro e que pretendem autoridade divina para seus ensinos. Vestidos como ovelhas (15). Quer dizer, apresentando-se como verdadeiros cristãos e talvez pensando que o são de fato. Lobos devoradores (15). Pelo seu zelo em desviar os homens do caminho da salvação, eles os destroem com sua propaganda falsa. Por seus frutos os conhecereis (16). Muitos que ensinam erros têm uma vida exterior exemplar. São reconhecidos, todavia, não pela conduta, como pelo ensino. Corta-se e lança-se no fogo (19). Eles serão cortados da igreja de Cristo e, finalmente, destruídos na segunda morte. “ Davison, F. - O novo Comentário da Bíblia





                                            VERDADE PRÁTICA



O alvo dos falsos profetas é desconstruir a verdade do evangelho e combater os autênticos arautos do Senhor.



Os falsos profetas estão sempre com pose de quem não erram e jogam para Deus a responsabilidade de todos seus atos, ainda que sejam os mais absurdos possíveis. Amedrontam seu ouvintes, aterrorizam seus críticos e menosprezam os conselhos de quem quer seu bem. Fazem de tudo para não deixarem o pedestal alcançado através de mentiras e falsidades disfarçadas através de mensagens cristâs e preleções religiosas, mas na verdade esses são lobos devoradores pois Jesus mesmo afirmou isso(Mt 7:15).

O mais importante para fortalecer o combate ao falsos profetas e seus falsos evangelhos é a igreja investir no estudo da Palavra de Deus. Somente esse estudo acompanhado de uma vida devocional na presença de Deus, trará um zelo aos crentes para cuidarmos diligentemente da Verdade que Deus nos entregou: sua Palavra.


Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.