AVISO!!!

A Paz do Senhor Jesus!
Gostaria de avisar aos todos que acompanham este blog, que nos últimos dias não tenho postado devido o fato de meu computador estava com alguns problemas e acabei tendo que levá-lo para uma manutenção. Mas logo logo estarei voltando a postar com mais frequencia!
Fiquem com Deus!

As 10 Bem-aventuranças da EBD


1. Bem-aventurado o aluno que não falta a Escola Dominical

2. Bem- aventurado o aluno que está à hora certa, na Escola dominical

3. Bem- aventurado o aluno que traz consigo a sua Bíblia à Escola Dominical.

4. Bem- aventurado o aluno que traz sempre a lição estudada.

5. Bem-aventurado o aluno que pratica o que aprende na Escola Dominical.

6. Bem-aventurado o aluno que dá lição prática na Escola Dominical.

7. Bem-aventurado o aluno que traz outros à Escola Dominical

8. Bem-aventurado o aluno que consagra amor à sua Escola dominical.

9. Bem-aventurado o aluno que contribui com suas ofertas para Escola dominical.

10. Bem-aventurado o aluno que ora com fervor pela Escola Dominical.

PELO COMBATE DA FÉ

"Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que

faça chover milagres todos os dias"

Martinho Lutero

PELA UNIDADE DOS SANTOS














Rm 12:3-5 “Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

4.Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,

5.Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.”


Não se sinta pequeno e insignificante, você foi criado a imagem e semelhança do Eterno Deus. Por outro lado, também não se sinta melhor do que os outros ou mais importante e as vezes até insubstituível, tudo que acontece em sua vida é o agir das mãos de Deus, Ele está te usando, você é só um instrumento. A honra e a glória é d Ele, e Ele não a divide com ninguém (Is 42:8).

Em muitas igrejas evangélicas pode-se notar essa polaridade presente, fruto de ensinamentos infundados e divergentes do que a Bíblia ensina. Por exemplo, o pastor é tratado com respeito por todos, enquanto o porteiro é somente um mero serviçal, também a honra excessiva que é dada aos pregadores dos congressos, enquanto os professores da EBD são ignorados, e a lista dessas diferenças é extensa. 

Mas Jesus não nos ensinou assim (At 10:34). Ele quer que entendamos que mesmo com diferentes dons e talentos, todos somos iguais perante o Criador. Deus ama a todos, ele usa todos seus filhos. Por quê? Porque todos fazem parte do Corpo de Cristo (v.5) aleluia!

Os homens fazem suas medidas procurando agradar aos “maiores”. Mas Deus não faz assim, Ele em sua infinita graça e bondade, nos olha com amor verdadeiro e isso independentemente se sou só o zelador da igreja, o porteiro - considerados, erroneamente, cargos de posição inferior - se sou um em meio a um milhão, ou se não tenho a credencial de obreiro. Jesus nos deu a oportunidade de trabalharmos em sua Obra, não olhando para o que temos ou o que somos, mas sim para o que Ele é e o que Ele pode fazer através de nós, quando estamos sob seu domínio. 

Portanto nos resta orarmos e pedirmos seus preciosos Dons e a presença do Espírito Santo nos direcionando, para que JUNTOS e SEM ACEPÇÃO, façamos o melhor para o seu Reino.


Fiquem com Deus!

SUBSÍDIO DA LIÇÃO 07 - OS FALSO PROFETAS





















A Paz do Senhor Jesus, a próxima lição nos trás mais uma vez, e é sempre necessário, o estudo bíblico sobre os falsos profetas. Jesus não quer que deixemos de lado o combate pela verdade e nem quer que façamos vista grossa com os erros abomináveis que permeiam o meio evangélico.

Sempre que falamos sobre falsos profetas, nossos alunos fazem uma pergunta que muita gente não sabe responder com clareza e objetividade: Como saber se um profeta é de Deus?

A resposta às vezes vem acompanhada de lacunas, e assim não há uma progressão no conhecimento dos alunos da EBD. Portanto, querido professor, estude, pesquise, reflita sobre o tema e passe uma aula esclarecedora, simples, mas realmente eficaz para que haja uma ótima compreensão do tema proposto.

Segue abaixo um breve comentário sobre o Texto Àureo da lição e também da Verdade Prática.





                                                   TEXTO ÁUREO



"Quando o tal profeta falar em nome do SENHOR, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou o tal profeta; não tenhas temor dele”.

(Dt 18.22).



A referência bíblica nos mostra Deus ensinando seu povo sobre o cuidado de dar ouvidos a qualquer um que se apresenta como um profeta de Deus. Acompanhe comentários sobre o referido versículo:



“O homem que se lança ao ofício profético sem ser chamado por Deus, é um profeta falso (18:20). Os autênticos não profetizariam de seu próprio coração mas falariam somente as palavras que Deus lhes desse (18:18). Suas palavras se cumpririam infalivelmente (18:22). Não obstante, podia ocorrer, em certos casos, que falsos profetas

operassem milagres e se cumprissem suas palavras, mas ficariam a descoberto através de sua doutrina em desacordo com a de Deus (13:1, 2). Deus permitiria que fizessem sinais para provar a seu povo, a fim de que se manifestasse se o amavam ou não (13:3). Finalmente, o verdadeiro profeta honraria a Palavra escrita de Deus (Isaías 8:19, 20).”

Davison, F. - O novo Comentário da Bíblia



“Como conheceremos? (21). Por muitas maneiras se distinguem os verdadeiros dos falsos profetas. Devem ser profetas do Senhor (#Dt 13.1-3); a sua palavra terá de ser cumprida (#Jr 28.9) e nunca deixarão de satisfazer a lei escrita (#Is 8.20). Os falsos profetas continuarão a existir até ao fim do mundo (#Mt 24.11; #1Jo 4.1-3; #Ap 19.20).” Hoff, Paulo – O PENTATEUCO



Mt-7.15



“Falsos profetas (15). Estes são os que ensinam o erro e que pretendem autoridade divina para seus ensinos. Vestidos como ovelhas (15). Quer dizer, apresentando-se como verdadeiros cristãos e talvez pensando que o são de fato. Lobos devoradores (15). Pelo seu zelo em desviar os homens do caminho da salvação, eles os destroem com sua propaganda falsa. Por seus frutos os conhecereis (16). Muitos que ensinam erros têm uma vida exterior exemplar. São reconhecidos, todavia, não pela conduta, como pelo ensino. Corta-se e lança-se no fogo (19). Eles serão cortados da igreja de Cristo e, finalmente, destruídos na segunda morte. “ Davison, F. - O novo Comentário da Bíblia





                                            VERDADE PRÁTICA



O alvo dos falsos profetas é desconstruir a verdade do evangelho e combater os autênticos arautos do Senhor.



Os falsos profetas estão sempre com pose de quem não erram e jogam para Deus a responsabilidade de todos seus atos, ainda que sejam os mais absurdos possíveis. Amedrontam seu ouvintes, aterrorizam seus críticos e menosprezam os conselhos de quem quer seu bem. Fazem de tudo para não deixarem o pedestal alcançado através de mentiras e falsidades disfarçadas através de mensagens cristâs e preleções religiosas, mas na verdade esses são lobos devoradores pois Jesus mesmo afirmou isso(Mt 7:15).

O mais importante para fortalecer o combate ao falsos profetas e seus falsos evangelhos é a igreja investir no estudo da Palavra de Deus. Somente esse estudo acompanhado de uma vida devocional na presença de Deus, trará um zelo aos crentes para cuidarmos diligentemente da Verdade que Deus nos entregou: sua Palavra.


Fiquem com Deus!

QUEM MANDA EM VOCÊ?
















CATIVOS DE CRISTO – II Co 2:14-16; 3:3-6




“...O primeiro aspecto de uma pessoa vivendo a todo tempo no santo dos Santos[Presença de Deus] pode ser visto em 2:14 onde Paulo diz: “Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo”. W. J. Conybeare, em sua tradução de 2ª Coríntios, fala-nos que a palavra grega traduzida por “conduz em triunfo” era uma palavra especial usada na antigüidade para descrever uma procissão triunfal. No Império Romano quando um general ganhava uma batalha, ele capturava muitas pessoas.

Então no Capitólio ocorria a celebração da vitória, e nesta celebração havia uma procissão da vitória obtida pelo general. O apóstolo Paulo adotou essa expressão para mostrar que Cristo é o General que obteve a vitória e que Deus hoje está celebrando a vitória de Cristo.


Entre tantos que foram capturados por Cristo, estava Paulo. Ele havia sido um dos maiores opositores a Cristo e a Seu Evangelho. Um dia, no caminho para Damasco, ele foi conquistado, subjugado e capturado (At.9:1-9). Daquele dia em diante, ele se tornou um cativo de Cristo. Podemos pensar que Paulo saía viajando por diferentes lugares como um pregador maravilhoso.

 Mas de acordo com o seu sentimento ele estava na procissão triunfal de Cristo como um cativo. Deus está celebrando a vitória de Cristo com uma procissão triunfal, com um desfile de cativos. Paulo era um cativo na celebração da vitória de Cristo Ele fora capturados por Cristo.

O primeiro aspecto de uma pessoa vivendo no Santo dos Santos[Presença de Deus] é o aspecto de ser um cativo. Primeiramente, temos de ser cativos de Cristo no desfile, na procissão da celebração da vitória de Cristo. Se desejamos viver no Santo dos Santos, desfrutar Cristo como a boa terra, estar no espírito, primeiro devemos ser capturados por Cristo.

Cristo tem de nos conquistar, subjugar e capturar. Falando sinceramente, muitos de nós devem admitir que em vez de sermos cativos de Cristo, Cristo é par nós um cativo. O dia todo você celebra a sua vitória, como Cristo como um cativo no desfile de sua comemoração.

Na sua experiência, quem é o cativo, Cristo ou você?

Quem está celebrando a vitória?...”



Que Deus nos ensine a sermos cada vez mais servos, cada vez mais filhos, sempre obedientes ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!





Texto extraído do livro: Fonte: Lee, Witness – A autobiografia de uma pessoa no Espírito.

SOLDADOS VIGILANTES


 Texto bíblico: 2 Co 2.11

"Para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios." (ARA) desígnio=plano, projeto, intento.

“a fim de que Satanás não se aproveite de nós; pois conhecemos bem os planos dele” (NTLH)

"Há dois erros iguais e contrários em que nossa raça pode cair com respeito ao diabo. Um é não acreditar na sua existência. O outro é acreditar e sentir um interesse excessivo e insalubre neles." (C.S. Lewis,)

Nós não estamos vivendo uma trégua com o diabo, ele e seus demônios agem 24 horas por dia pra destruir o povo de Deus. E nós, quanto tempo temos gastado por dia nos fortalecendo contra suas ciladas astutas?

Todos nós ansiamos chegar na terra prometida(Nova Canaã), mas assim como o povo de Israel precisamos ainda trilhar esse deserto que está cheio de inimigos também!
Portanto meu irmão, vamos nos revestir de toda Armadura de Deus para não perder essa batalha.
Finalizo essa postagem com um pensamento de Matthew Henry sobre essa batalha que enfrentamos em nossas vidas: "satanás tem muitos planos para enganar e sabe usar nossos erros para mal.” 


Fiquem com Deus.

LIÇÃO 06 - PROFETAS MAIORES E MENORES








A Paz do Senhor Jesus meus irmãos, graças a Deus chegamos a lição de número 06 desse 3º trimestre. Temos aprendido muito sobre o Ministério Profético. Agora chegou a hora de estudarmos sobre os Profetas Maiores e os Profetas Menores.
Gostaria de deixar somente algumas informações sobre o referido tema, para complementar a lição deste domingo. Veja a seguir.







Como você sabe nossa Bíblia está dividida em duas partes principais: ANTIGO TESTAMENTO E NOVO TESTAMENTO. Sendo 39 livros no AT e 27 no NT. Os 39 livros do AT estão divididos em 4 grupos: Lei, História, Poesia e PROFECIA.

As mensagens dos profetas tiveram propósitos primordialmente morais e espirituais. Os profetas de Israel foram austeros reformadores, divinamente inspirados para afastar a nação do pecado e da idolatria nos seus períodos de decadencia.

O grupo PROFECIA composto de 17 livros está subdividido em Profetas Maiores e Profetas Menores.


- PROFETAS MAIORES: Isaias, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel.

São classificados assim por serem de maior extensão seus ministérios, em conseqüência, como é natural, uma maior extensão dos seus livros.


- PROFETA MENORES: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Os ditos Profetas Menores, em número de doze, distinguem-se dos Profetas Maiores. No Cânon hebraico, estão agrupados com um só livro intitulado Os Doze.

São classificados assim por serem de menor extensão seus ministérios e, em conseqüência, como é natural, uma menor extensão dos seus livros.

Mas é bom deixar claro que, embora haja essa diferença na classificação (somente por causa da brevidade) dos livros proféticos, todos estes homens foram completamente inspirados pelo mesmo Deus em seus ministérios. Pois podemos observar que, tanto os livros dos Profetas Maiores quanto dos Profetas Menores, são citados pelos escritos do NT.


Abraços!



Referência bibliográfica: Gilberto, Antonio - A Bíblia através dos séculos.

Merrill Frederick Unger - Manual Bíblico Unger

EI BALAÃO, CUIDADO COM SEUS DESEJOS!

Nm 22:18 Então Balaão respondeu, e disse aos servos de Balaque: Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia ir além da ordem do SENHOR meu Deus, para fazer coisa pequena ou grande;
19 Agora, pois, rogo-vos que também aqui fiqueis esta noite, para que eu saiba o que mais o SENHOR me dirá.



Temos muitos desejos, essa é uma verdade.
Em tudo consultamos a Deus em primeiro lugar, já não podemos dizer que isso é uma verdade!


Balaão inisistiu em buscar o que o Deus Eterno já tinha proibido, e o resultado não foi nada bom para sua moral pois teve de ser repreendido por uma mula! Deus faz com que coisas espantosas nos aconteçan quando porfiamos andar em sendas dolorosas.


Como se espressou Matheu Henry :” Deus entregou a Balaão à concupiscência de seu coração. Como às vezes Deus nega com amor as orações de seu povo, assim também, às vezes, concede com ira os desejos do ímpio.

OS SONHOS DOS HOMENS E O PROJETO DE DEUS, E AGORA?


















Pastor fracassa ao tentar lançar TV em 150 países

No começo de abril, o pastor Silas Malafaia, então ligado à Assembleia de Deus, lançou em parceria com outro pastor norte-americano, Mike Murdock, um plano para arrecadar R$ 1 bilhão. O dinheiro seria empregado em evangelização em todo o mundo e manutenção de programas de TV em pelo menos 140 países. Malafaia batizou o plano de "Clube de 1 milhão de Almas". Cada fiel que aceitasse colaborar teria de doar R$ 1 mil.

Por causa do plano, o pastor recebeu severas críticas de setores não só da Assembleia de Deus, mas também de outras linhas evangélicas. Por causa das críticas, o pastor teria se afastado da AB.

Quatro meses depois de lançado o plano, ele resulta em fracasso numérico e financeiro. Até esta terça-feira, 3 de agosto, nem mesmo 5.000 pessoas aderiram ao programa, embora o pastor esteja fazendo propaganda ostensiva em horários que adquire na TV e no rádio.

Se prosseguir na atual toada, o pastor levará 330 anos para completar o milhão de almas. O acordo que ele disse ter fechado para exibir programas em outros países seria válido apenas para este ano.

O "sócio" de Malafaia na empreitada, Murdock, é pregador conhecido como ferrenho defensor da teologia da prosperidade --aquela que, grosso modo, prega que o fiel cristão pode obter ganhos financeiros e materiais única e exclusivamente através de sua fé, e que essa fé deve ser demonstrada com uma espécie de generosidade para com a igreja com que ele, fiel, frequenta.

Ao doar parte do que tem, o fiel teria uma contrapartida divina garantida, já que "Deus é fiel" (em seu acordo com os humanos).

É o mesmo discurso da Igreja Universal e da Renascer em Cristo, que lançam constantemente "desafios" para seus fiéis, que, quase sempre, resultam na doação de dinheiro para esta ou aquela "causa" da igreja. A IURD, no momento atual, está pedindo e recebendo doações para construir uma réplica do templo de Salomão; a Renascer, para reconstruir sua sede.

PS: OREMOS, É HORA DE LAMENTAR MAIS UMA VEZ O ATUAL QUADRO REPRESENTAVIVO DA IGREJA EVANGÉLICA NO BRASIL. JESUS ESTÁ VOLTANDO!



Fonte: http://noticias.uol.com.br/ooops/ultimas-noticias/2010/08/03/pastor-fracassa-ao-tentar-lancar-tv-em-150-paises.jhtm              Ricardo Feltrin-Colunista do UOL

DEUS PROVERÁ!
















         Fonte: http://adailton.blog.com/tag/charges/

REFLEXÃO

TENHA CERTEZA DE SEUS ATOS, CONSULTE DEUS!




“E olhou a uma e a outra banda..” Ex 2.12

Devemos agir na certeza da direção de Deus, ou caso contrário, mesmo achando que estamos certos, como Moisés achou, estaremos agindo errado e, fora do tempo e da vontade de Deus.

Também não devemos esquecer do que disse o apóstolo Paulo: “...tudo o que não é de fé é pecado.” Rm 14.23

Observando essas verdades nunca irá precisar olhar “a uma e outra banda”.