21 de julho de 2010

LIÇÃO 4 - SUBSÍDIO.

LIÇÃO 4 – 25 de julho de 2010













PROFECIA E MISTICISMO

Texto áureo: Jr 29.8

Verdade prática: Embora o sobrenatural fascine o ser humano, muito do que ocorre, nesse âmbito, não procede de Deus.

Leitura bíblica em classe: Dt 13.1-5; 18.10-12.

Objetivos:

Definir o termo misticismo;

Explicar o que são práticas divinatórias;

Conscientizar-se de que o objetivo da profecia bíblica é nortear o Corpo de Cristo na sua peregrinação.



Prezado irmão em Cristo, para o subsídio desta lição vamos focar os objetivos propostos para nós nesta lição:

1º - Misticismo-definição e exemplos:

O dicionário Aurélio define o termo assim: 1. Crença ou doutrina religiosa dos místicos; 2. Disposição para crer no sobrenatural. Místico: 1. Misterioso e espiritualmente alegórico ou figurado. 2. Relativo à vida espiritual e contemplativa; 3. Religioso; 4. Aquele que procura atingir o estado extático de união direta com a divindade.

Na lição bíblia encontramos assim: Definição contemplativa; tendência exagerada para acreditar no sobrenatural. O misticismo pode levar a pessoa a envolver-se com o satanismo, escravizando-o aos demônios.

Observando as definições acima e a igreja atual nota-se que nunca os homens desejaram tanto ter um encontro com algo sobrenatural. E justamente devido a essa enorme demanda é que satanás tem investido de forma escancarada dentro e fora da igreja do Senhor Jesus. Vemos cada vez mais pessoas preocupadas com o que a lua tem a lhe dizer, o que as estrelas estão lhe mostrando, alguns que pensam que só serão ouvidas por Deus se orarem no monte, outras se apegando a coisas como, por exemplo:amuletos, simpatias, água benta, óleo ungido, galho de arruda e sal grosso. E, essas pessoas, por mais que tentem, jamais conseguirão através de tais ações encontrar o que somente a verdadeira profecia poderá lhes entregar que é a revelação direta da vontade de Deus, pois somente Ele sabe todas as coisas. E Ele procura se relacionar com os homens desde os tempos de Adão. Satanás é só um imitador barato que desde o tempo dos profetas (Dt 18) procurou enganar quem não tem o conhecimento das coisas de Deus.

2º Práticas Divinatórias.

No AT Moisés mostra algumas dessas ações que os moradores de Canaã praticavam: “Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa’ Dt 18.14”.

Comentando o texto assim diz Matheus Henry: “Fica aqui proibido todo reconhecimento de dias de boa ou ma sorte, todo encantamento para enfermidades, todos os amuletos ou conjuros para evitar o mal, lançar a sorte, etc. Tudo isso é tão mau que é a causa principal do desarraigo dos cananeus. Assombra prensar que existam falsários desta classe numa terra e numa época de luz como a que vivemos. São simples impostores que cegam e enganam a seus seguidores.”

Crentes que não gostam de oração, de jejum, de estudar a Palavra de Deus, são presas fáceis para caírem neste tipo de engano. A maioria da sociedade acha “chique” e a mídia não se preocupa nem um pouco em denunciar a falácia dos enganadores. Este papel cabe a igreja, pois foi ela que foi chamada para denunciar todo tipo de engano. Onde estão os profetas e arautos do Rei Jesus?

Finalizando nosso subsídio temos nosso 3º objetivo:

Conscientizar-se de que o objetivo da profecia bíblica é nortear o Corpo de Cristo na sua peregrinação.

Essa parte não precisamos nem explicar. È um dever nosso, como igreja do Senhor Jesus, atentarmos para a proclamação da mensagem de salvação que o evangelho tem. Não devemos negociar a voz da profecia bíblica a nenhum preço. Calar por medo, por omissão, negligência ou outro motivo é pecado. Deus nos chamou para um propósito!

E este propósito é ser sal da terra e luz do mundo.

A igreja precisa da profecia divina, pois sem ela estaremos desnorteados e desalienados das coisas de Deus. Então não brinquemos e nem relaxemos, mas sim tomemos posse da autoridade que Deus deixou para nós e sejamos verdadeiros profetas de Deus para esta geração!

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.