21 de outubro de 2011

COMO ENFRENTAR OPOSIÇÃO À OBRA DE DEUS



Subsídio 
Sergiano Reis


I - Texto Áureo (Ne 4.9)
II - Auxílio Devocional
III – Dinâmica (Neemias - Palavras Cruzadas) *

I – Texto Áureo

“Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra ele, de dia e de noite, por causa deles” (Ne 4.96)

A obra de Deus sempre enfrentara oposição. Quando lemos na Palavra do Senhor, encontramos muitos exemplos semelhantes ao de Neemias. Mas, graças a Deus, em todos estes, os servos de Deus foram vitoriosos. Sempre vigilantes e em constante oração, alcançaram a vitória e o nome do Senhor foi glorificado.

Para resistir e vencer a oposição, o servo de Deus deve atentar para os exemplos de sucesso relatados na Bíblia (Móises, Davi, Paulo e Jesus). Todos foram perseverantes na oração e agiram de forma coerente com a vontade de Deus.

“[...] de dia e de noite”

Não podemos deixar espaço para que o inimigo alcance vitória sobre nós. Assis como Neemias preocupou-se dioturnamente em proteger-se das investidas de seus opositores, nós também devemos ficar alertas, pois o nosso adversário principal não descansa. Os ataques podem vir de dentro ou de fora, não importa, devemos resistir e prosseguir no trabalho para Deus, pois Ele certamente nos dará vitória.

II – Auxílio Devocional

Quantas vezes nos encontramos diante de situações embaraçosas simplesmente pelo falo de estarmos fazendo algo para o Senhor? O que motiva os ataques dessas pessoas contra os “Neemias” da obra de Deus. Dentre os vários motivos existentes, entendo que não erraremos se colocarmos a inveja como um dos principais.

Abel e Caim, José e seus irmãos, Saul e Davi. Nas narrativas bíblicas desses personagens nota-se como a inveja é capaz de levar o homem a fazer coisas terríveis para não deixar que o próximo alcance seus objetivos na presença de Deus. No entanto, quem está confiado em Deus vence todas essas provações. Ele segue construindo, pois sabe que o Deus que o chamara é maior que os que procuram desanimá-lo.

O triste fim dos opositores

 “O amor não é invejoso.” – 1 Coríntios 13.4
 “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.”   Pv 14.30

Os gregos antigos contam a história de um atleta veloz que  chegou em segundo lugar. Ele estava ali, ofegante, cansado enquanto a multidão aplaudia o vencedor. Ele ficou ali, enquanto traziam a coroa do vencedor e os demais prêmios. Precisou ficar no local enquanto se faziam discursos em homenagem ao primeiro lugar. E na volta para casa, teve que ouvir o nome do vencedor de todos que encontrava.
O vitorioso teve uma grande estátua erguida em sua homenagem no centro da cidade.  O 2º colocado tinha que vê-la todos os dias e começou a se achar um perdedor. A inveja e o ciúme passaram a tomar conta de sua alma e ele já não conseguia fazer mais nada no dia-a-dia.  Toda noite, quando perdia o sono, ele ia até a estátua do vencedor.  Ali ele talhava umas lascas de pedra do alicerce.  
A cada noite, a grande escultura de mármore ficava mais fraca. Até que um dia ele tirou mais uma lasca, e a imponente imagem do atleta caiu sobre o homem com a talhadeira, matando-o na hora.  O atleta foi esmagado pela imagem do homem que desprezava. Alguns dizem que o homem não morreu naquela hora, mas vinha morrendo aos poucos. [1]
III – Dinâmica (Neemias - Palavras Cruzadas *)
            Caso queira receber o tutorial da dinâmica para aplicá-la em sua sala de aula, envie um e-mail para: FILHOCON@YAHOO.COM.BR

            Uma ótima aula!

Bibliografia:

[1] – AURINO, Pr. Ricardo – Vencendo a Inveja – disponível em <http://www.pibjacarei.com/esboco2009/esboco_11_07_2010.html> - 21.10.11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.