29 de outubro de 2011

A CONSPIRAÇÃO DOS INIMIGOS CONTRA NEEMIAS

Subsídio
Sergiano Reis












I - Texto Áureo (Ne 6.3b)



II - Auxílio Devocional


III – Dinâmica (A melhor resposta) *


I – Texto Áureo

“Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?(Ne 6.3b)

Neemias sabia que estava fazendo uma grande obra. Não era grande pelo fato de ele ser o cabeça daquele projeto, mas era grande porque antes de Neemias pensar em fazê-la, Deus já havia planejado. Deus já havia planejado e também já tinha escolhido quem seria o vaso escolhido para tal fim. E o vaso escolhido – Neemias, começara sua preparação para aquele nobre epreendimento muito antes de chegar a Jerusalém, muito antes do cativeiro.

Caminhando rumo a uma liderança que não teme conspirações.

Ele começou essa caminhanda rumo a liderança na obra de Deus quando, sozinho, comungava com o Deus de Israel todos os dias onde quer que estivesse. E ele sabia muito tempo antes das afrontas de Sambalate e seus amigos que, como servo de Deus, sempre estaria exposto a conspirações por parte dos inimigos. Mas sua comunhão com Deus o capacitou e deu-lhe vigor, discernimento e sabedoria para enfrentar as intempéries da vida. Aprendamos então, e lembremos que quando a conspiração chegar temos resposta na experiência e no exemplo de Neemias, o servo de Deus que não parou a obra por causa de apelações do inimigo.

II – Auxílio Bibliológico

Não me façam descer daqui.

Os inimigos de Neemias continuavam tentando fazêlo descer da muralha e largar a obra de Deus, usando todo tipo de truques sujos para que a obra parasse. Mas ele lhes dizia: ‘Eu estou fazendo um trabalho importante e não posso descer’ (v.3). Por quatro vezes chamaram Neemias e, em todas elas, ele respondeu da mesma maneira. Em outra palavras, ele estava dizendo que não largaria a obra de Deus para cair na armadilha dos argumentos deles. Neemias usou de sabedoria para lidar com seus inimigos. Quando o povo de Deus está realizando a sua obra, o Diabo tenta envolvê-lo em todo tipo de argumento, conflito ou problema, para desviar a atenção dele do propósito de Deus. Se ele conseguir distrair o povo, poderá impedi-lo de realizar a obra que Deus o chamou para fazer.”[1]

Um dos fatores que levaram Neemias a obter sucesso contra as conspirações do inimigo foi o discernimento. Em tempos de relativismo e licenciosidade no meio das igrejas, é imprescindível que o líder cristão busque cada vez mais discernimento da parte de Deus para que não seja enganado e a obra do Senhor seja prejudicada.

O Discernimento e a cultura atual.

Sobre esse assunto – Dicernimento, o Pr. John Macarthur nos traz o seguinte alerta: “O dicernimento não é sinceramente bem recebido em uma cultura como a nossa. Na realidade, a perspectiva pós-moderna é mais do que hostil ao discernimento; ela é praticamente o extremo oposto do discernimento. Pense nisto: declarar que algo é a ‘verdade’ e chamar sua antítese de ‘erro’ é uma violação do único e derradeiro dogma invencível do pós-modernismo. Essa é a razão por que, para um pós-modernista, nada é mais grosseiro do que expressar opiniões firmes a respeito de questões espirituais, morais ou éticas,

Espera-se que as pessoas sustentem suas convicções mais importantes com tanta elasticidade quanto possível. A certeza a respeito de qualquer coisa não deve ser levada em conta. E todos aqueles que recusam equivocar-se em qualquer assunto acerca de princípios ou doutrinas são automaticamente rotulados como ‘bitolados’ ou ‘dogmáticos’. O zelo pela verdade tornou-se algo politicamente incorreto. Numa atmosfera ‘tolerante’ como a de nossa época, não existe tolerância alguma para o discernimento bíblico”.



III – Dinâmica (A melhor resposta *)

Caso queira receber o tutorial da dinâmica para aplicá-la em sua sala de aula, envie um e-mail para: FILHOCON@YAHOO.COM.BR



Uma ótima aula!

Bibliografia:

[1] – PLENITUDE, Bíblia de Estudo para Jovens – Comentário Bíblico de Ne 6.3 – Ed.SBB – 2010, p 594.

[2] – MACARTHUR, Jonh – A Guerra pela Verdade – Editora Fiel, p.233

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.