6 de outubro de 2011

LIDERANÇA EM TEMPOS DE CRISE













I   -  Texto Áureo (Ne 2.20)
II  - Auxílio Bibliográfico
III – Dinâmica (NEEMIAS - Palavras Cruzadas)*



I – Texto Áureo

“Então, lhes respondi e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém” (Ne 2.20)

Em todo e qualquer projeto que alguem se propunha a desenvolver sempre haverá oposição. Quando se refere então a obra de Deus a questão é muito mais séria pois as forças opositoras (diabo, mundo e carne) farão de tudo para impedir que os servos de Deus realizem aquilo proposto em seus corações para Deus.

Quando Neemias deu início a reconstrução dos muros de Jerusalém, logo apareceram seus três principais opositores: Sambalate, Tobias e Gésem. Eles não estavam interessados em contribuir, cooperar ou algo semelhante, mas seu alvo era tão somente desestimular a obra da recontrução dos muros que Neemias iniciara.

No entanto, notamos algo inspirador na fala do servo de Deus : “...O Deus dos céus é que nos fará prosperar...”. Louvado seja Deus!. Neemias sabia e tinha convicção que o Deus que o chamara para aquela obra o faria chegar ao final com vitória. O líder que tem convicção de seu chamado não perde tempo discutindo com seus opositores sobre sua vocação, ele mostra fazendo (I Sm 17.41-47).

“ [...]e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos[...]”

Portanto sigamos o exemplo de Neemias, há muitas coisas carencedo de serem reconstruídas em nossas igrejas “e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos”.

II – Auxílio Bibliográfico

“O Líder e a Vida de Visão e Planejamento

Uma das maiores preocupações do líder de Deus se diz respeito a visão. Visão é algo que está bem claro na mente do líder, uma imagem nítida, na qual ele quer que os liderados sejam ou façam. Tende esta imagem de maneira nítida em sua mente, o líder planejará o melhor método para se alcançar esta visão, como irá transformar isso em ação.

A concentração de um líder não deve estar no passado nem no presente, mas no futuro. Ele é uma pessoa que sempre está a frente das pessoas, vê mais e vê além que os demais, e também na imensa maioria das vezes ele é alguém que vê antes de todos os outros. Geralmente se diz que líderes com visão, são líderes pioneiros. São o tipo de pessoa que nos conduzem a territórios ainda não explorados por qualquer outro.

‘Todos os homens sonham; mas não igual. Aqueles que sonham à noite nos recessos empoeirados de sua mente acordam para descobrir que foi vaidade; mas os sonhadores do dia são homens perigosos, que podem conduzir seus sonhos com olhos abertos para fazê-lopossível’. (T.E. Lawrence).

O planejamento do futuro deve ser uma grande responsabilidade do líder. Ele deve olhar para o horizonte e verificar as possibilidades e as impossibilidades, e até quem sabe, torná-las possíveis.
Neemias – Um homem de visão

Neemias era um homem de visão. mesmo distante de sua Terra, pois estava em cativeiro, ele recebera a visão de reconstruir as muralhas de Jerusalém. Era um servo, copeiro do rei Artaxerxes, da Pérsia. Então, a missão de Neemias, era transformar sua visão em realidade, seu planejamento em objetivos realizados. O primeiro passo que Neemias dera foi em sentido a oração. Depois, falou com o rei Artaxerxes. Mais tarde, em Jerusalém, com o plano em sua mente, os meios necessários, e o poder de Deus para realizar e derrotar os inimigos e a oposição, transformou a sua visão em ação.

‘O que distingue o verdadeiro líder dos outros; é o fato de ele possuir uma visão. Isso é importante porque constitui a chave mestra para uma liderança vitoriosa.’

É a visão que dá base e sustentação a todo ato de liderança. Sem visão não pode haver uma missão adequada. Sem missão, não há possibilidade de um produtivo programa de metas. Sem o programa de metas não há liderança. Sem liderança, o mundo enfraquece em pecado e tristeza. A liderança começa com uma visão.

O líder deve executar a visão de Deus a partir de sua vida”[1]

III – Dinâmica (NEEMIAS - Palavras Cruzadas*)

            Caso queira receber o tutorial da dinâmica para aplicá-la em sua sala de aula, envie um e-mail para: FILHOCON@YAHOO.COM.BR

            Uma ótima aula!

Bibliografia:

[1] – ABREU FARIAS, Pr. Cleverson de – Princípios para uma boa liderança. ed. Letras Santas, p.21,22

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.