5 de novembro de 2010

PARTE 02 - SUBSÍDIO DA LIÇÃO 06 - A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO NA VIDA DO CRENTE

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO NA VIDA DO CRENTE


Texto Áureo
“Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hb 4.16).

Caro irmão em Cristo o texto áureo da lição 07 é um convite gracioso para que comunguemos, sem nenhuma obstrução ou impedimento, momentos de alegria e quebrantamento junto aos pés do Senhor. Observemos o que comenta F.Davidson em sua obra O novo comentário da Bíblia: “Cheguemo-nos (16); a palavra grega, aqui, é o termo comumente empregado para a aproximação dos sacerdotes a Deus. Esse privilégio, anteriormente restrito a alguns poucos selecionados, agora Se estende ao povo inteiro de Deus. Além disso, não temos aqui um mero santuário simbólico, neste mundo, onde nos seja possível entrar fisicamente, mas temos aqui a entrada até à própria presença de Deus”.

     No A.T somente os sacerdotes podiam se achegarem junto ao altar do sacrifício, já na era da graça não há restrições quanto aos que podem ou não se apresentar diante do Todo-Poderoso em oração. Somos sacerdotes (Ap 1.6), e devemos cumprir nossa responsabilidade de interceder uns pelos outros. Orar é um ato de adoração, de louvor, de rendição e humilhação diante d’Aquele que tem todo poder e domínio.
Matheus Henry endossa nosso conhecimento com o texto a seguir: “Devemos animar-nos pela excelência de nosso Sumo Sacerdote para ir diretamente ao trono da graça. A misericórdia e a graça são as coisas que queremos; misericórdia que perdoe todos nossos pecados, e graça que purifique nossas almas. Além de nossa dependência diária de Deus para as provisões presentes, há temporadas para as quais devemos prover em nossas orações; tempos de tentação seja pela adversidade ou a prosperidade, e especialmente em nosso momento de morrer. Temos de ir ao trono de justiça com reverência e santo temor, mas não como arrastados, senão como convidados ao trono de misericórdia onde reina a graça. Temos denodo somente pelo sangue de Jesus para entrar ao Lugar Santíssimo; Ele é nosso Advogado e tem adquirido todo o que nossas almas possam desejar ou querer”
A vida devocional deve ser desenvolvida e praticada todos os momentos de nossas vidas. Por meio dela experimentamos cada vez mais das graças e misericórdias do Senhor, fortalecemos nossa fé, somos santificados e renovados. Dessa maneira temos força e poder do Senhor para vencer as tentações, perigos e problemas que surgem em nossa caminhada. Que nesta lição aprendamos mais uma vez a crermos que apesar de nossas falhas, Deus sempre nos convida para buscarmos sua face em oração pois Ele quer que vivamos sempre em estreita comunhão com Ele. A igreja precisar orar e se achegar com confiança, pois “..A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”(Tg 5.16).




Auxílios bibliográficos:
O novo comentário da Bíblia - F. Davidson;
Matthew Henry - Comentário Bíblico NT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.