7 de julho de 2011

PORQUE A EBD TEM POUCA FREQUENCIA?

  
   

    Eu conceituo a EBD [Escola Bíblica Dominical] como sendo um lugar de crescer em sabedoria, graça e conhecimento. Contudo, me pergunto: Até quando? Tristemente eu me pergunto. Até quando os cristãos virarão suas costas à EBD?
     Somos um país evangelicalizado e assim, temos um arraial mui grande de crentes que tem por costume freqüentar os cultos, em maior volume numérico, aos domingos.             Se é verdade que amamos tanto a Palavra de Deus e assim cremos que ela é, porque faltamos tanto aos cultos de ensino? Por que lemos tão pouco a Bíblia? Sem dizer os livros teológicos, a saber, os comentários bíblicos. Erramos em não conhecer a Deus e ao seu poder [Mt 22.29]. Sempre digo que no culto evangelístico as pessoas recebem no coração a boa semente do Evangelho, se convertem ou são convertidas, contudo, na EBD, essas sementes nascem, crescem e criam raízes espirituais profundas. 

Comumente todas as Igrejas protestantes, sejam elas históricas/tradicionais, pentecostais ou neo-pentecostais, tem EBD aos domingos pela manhã e cultos evangelísticos à noite, porém, cerca de 20 a 30% da membresia frequenta a EBD, inclusive, muitos obreiros também faltam e não dão o devido valor. Há casos até em que a presença das crianças supera a presença dos adultos! É um descaso total dos membros. Por outro lado, a liderança ignora esse fato e nada faz eficientemente para reverter o quadro. Penso que este estado frio pode ser mudado.

Ainda creio que a solução virá, embora seja preciso mudar a visão administrativa, i.é, mudar a visão da liderança a respeito da importância do ensino em questão. Eis o que sugiro:

a) Investir em salas de aula compatível: nossas salas são inadequadas, não atraem, as cadeiras são antigas e sujas. Algumas ainda usam quadro de gis, reto-projetor, etc.

b) Qualificar, potencializar as aulas: aqui penso em conteúdo de qualidade, de tal forma que o aluno sinta-se arrebatado, apaixonado pelo conhecimento oferecido na EBD. Ainda há muito empirismo. O ensino bíblico/teológico da EBD precisa ser prático e relevante. É por isso que esse imenso arraial de cristãos que temos não consegue mudar comportamentos de nosso país. Resumindo: o sal está muito faco.

c) Investir numa dose equilibrada de marketing à EBD: Se quisermos ter em nossas igrejas cristãos espiritualmente enraizados e convictos, teremos primeiro que investir pesado na EBD. Note-se que é comum se dizer: "a EBD é a maior escola de ensino teológico a nível de mundo", contudo, nem mesmo 50% dos próprios membros da igreja a frequentam. Algo está errado. Jesus atraía a multidão para si, melhor, atraía a multidão pelo ensino, no poder e autoridade de suas palavras. João Batista também. Paulo, ídem. E nós? Pensemos nisso.


Fonte e Imagem:  teologiavivaeeficaz

3 comentários:

  1. BELAS DICAS PARA UM NOTÁVEL CRESCIMENTO!

    VOU ANOTAR.

    ResponderExcluir
  2. Horários alternativos durante a semana, já que o único dia de descanço do cidadão urbano contemporaneo é o domingo e aí temos que acordar sedo e ainda por cima estudar, o que é um stress!!
    Será que niguem se toca pra reparar isso!!

    ResponderExcluir
  3. Querido anônimo, obrigado pela participação,

    O seu conselho sobre alteração nos horários é bem válida pois parafraseando a bíblia digo que os crentes não foram feitos para a EBD e sim a EBD para os crentes. Mas, é bom deixar claro que só servirá essa alteração se o "mal" for realmente o horário, pois, caso contrário, se o problema para essa baixa frequencia forem os próprios crentes não gostarem de EBD, essa mudança de horário não vai trazer nenhuma diferença. E esse "strees" de estudar a Palavra de Deus vai só mudar de dia.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.