15 de setembro de 2011

A INTEGRIDADE DA DOUTRINA CRISTÃ

Subsídio












I   -Texto Áureo (2 Tm 3.16,17)
II  -Auxílio Bibliológico e Teológico
III -Dinâmica (O GUIA)*

I – Texto Áureo

“Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra” (2 Tm 3.16,17)

Qual a melhor arma para lutar contra a mentira? Sem dúvida alguma a resposta, em todos os tempos, será: A verdade. Em tempos de relativismo em quase todas as áreas do conhecimento, indiscutivelmente uma fonte é inquestionável: A Palavra de Deus! Mas não somente uma parte dela e sim “...Toda Escritura...”.

Para toda pergunta e inquietação que pertuba o homem, há uma reposta nas páginas da Bíblia. Quem medita na Palavra de Deus encontra ensinos sobre os mais variados assuntos que ajudam o homem a ter uma vida abundante tanto no presente quanto no porvir. Quem quer saber mais sobre o Deus Criador deve buscar na Bíblia, pois por ela Ele tem se revelado aos homens.
 
De todas as peças que constituem a armadura do Deus, citada em Efésios, a única de ataque é a “...espada do Espírito, que é a Palavra de Deus” (Ef 6.17). Urge que tomemos posse dessa espada e combatamos contra os que de forma astuta, tem causado dano a Igreja do Senhor Jesus. Mas lembrando que nossa luta não é “...contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Ef 6.12).

 II – Auxílio Apologético e Bibliológico

            “Todo o conselho de Deus”

            A Igreja, como agência do Reino de Deus, deve ensinar aos homens sobre o caminho da salvação para que estes venham também ser herdeiros das promessas do Senhor. Para que tenhamos êxito em nossa empreitada devemos com muita coragem declarar “...todo o conselho de Deus.” (At 20.27).

            Infelizmente, alguns “vendilhões do templo” buscam burlar o mandamento do Senhor e, visando glória terrena, deixam de ensinar a Palavra de Deus em sua totalidade e integridade. Mas para estes descompromissados fica o alerta na Palavra de Deus em Ap. 22.20-21 que,  apesar de ser uma advertência específica ao livro citado, estende-se por princípios aos demais que compõem a Biblia Sagrada.

            Ensinamos e vivamos, amados irmãos, a verdadeira doutrina de Deus, sem maquiagem e adulterações. Não cumpriremos nossa missão integral se não atertarmos para a Palavra de Deus em sua totalidade. Não sejamos pedra de tropeço para os homens, ensinando somente aquilo que agrada aos ouvidos ao invés de toda verdade, pois fomos chamados para ganhar almas para o Reino de Deus.

             “A malignidade da falsa doutrina: Como o erro transforma a graça em licenciosidade?

Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo
- Judas 4 –

Por que é tão vital lutar pela verdade? Porque a verdade é a única coisa que pode libertar as pessoas da escravidão do pecado e outorgar-lhes a vida eterna (Jo 8.32). Foi exatamente isso que Paulo quis dizer ao escrever que o evangelho é o poder de Deus para a salvação (Rm 1.16; 1 Co 1.18).

A verdade (especificamente, a verdade simples do evangelho) é necessária par a salvação. “Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10.13-14). As Escrituras são bem claras quanto a isto: não há esperança de salvação sem que ouçamos a verdade a respeito de Cristo e creiamos nessa verdade (cf. 1 Co 1.21).

É por isso que nada é mais destrutivo do que a falsa religião. A mera ignorância já é bastante devastadora: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta conhecimento” (Os 4.6). Mas a apostasia que corrompe o evangelho é a mais sinistra de todas as iniquidades. Ela não somente oculta o âmago de toda a verdade daqueles que necessitam dela desesperadamente, como também produz cada vez mais iniquidade.

O fato é que a religião apóstata é dinâmica, assim como a verdade do evangelho é dinâmica – mas a religião apóstata produz os resultados inversos. Ela intensifica a escravidão do pecado, multiplica as contaminações do pecado e aumenta as consequências do pecado. Em todas as maneiras possíveis, a falsa religião torna pior a calamidade do pecado. [...] A heresia sempre produz mais iniquidade. E, quanto mais uma mentira se parece com a verdade, tanto mais diabólico é o fruto que ela produz. [...]” [1]

III – Dinâmica (O GUIA*)

            Caso queira receber o tutorial da dinâmica para aplicá-la em sua sala de aula, envie um e-mail para: FILHOCON@YAHOO.COM.BR

            Uma ótima aula!

Bibliografia:

[1] – MACARTHUR, John – A Guerra pela Verdade – Editora Fiel, 2008,  pp. 155-156

Um comentário:

  1. "Prezamado" mano truta Sergiano,
    É simplesmente uma benção, os estudos que o irmão coloca nesse web-espaço. Deus continue te dando graça na continuidade desse trabalho.

    Tens no "Blog do Walter Filho®", um parceiro nessa luta!

    God bless you!

    Sempre "miudim" (Jo 3.30),
    Walter Filho
    http://blogdowaltim.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.