1 de setembro de 2011

A ATUAÇÃO SOCIAL DA IGREJA

Subsídio - Por Sergiano Reis













I   -  Texto Áureo (Mt 25.34-36)
II  - Auxílio Bibliográfico e Teológico
III – Dinâmica (Os  Doadores)* 

I – Texto Áureo

“[...] Vinde, benditos de meu Pai [...] porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospesdaste-me; estava nu, e vestiste-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me” (Mt 25.34-36)

A promessa aqui não é para os que julgam que por meio de boas obras o homem é justificado diante de Deus. Pelo contrário,  a promessa que Jeus fez é válida somente para os homens, que uma vez libertos do reino trevas, praticam as boas obras e estas, por sua vez,  são evidencias e consequências dessa completa transformação efetuada pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus. Pessoas que outrora eram indiferentes em relação as necessidades do outros agora, mediante ao conhecimento da Verdade, buscam com todos seus recursos repartir a graça recebida, demontrando com amor toda sua gratidão por essa “...tão grande salvação...” (Hb 2.3).

A presente passagem bíblica revela a grande responsabilidade que a Igreja tem em cumprir a Missão Integral. Cabe a nós desenvolvermos ações que alimentem a parte espiritual do homem (pregação da Palavra, oração, ensino) sem esquecer porém de suas necessidades físicas e emocionais, visando assim o bem-estar integral do nosso próximo.

“E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha” (At 4.35)
Temos nós nos preocupado com mais carentes que estão ao nosso redor? Façamos o bem, principalmente aos domésticos da fé, pois nada mais é que nossa obrigação.

II – Auxílio Bibliográfico e Teológico

             A Comunhão Quebrada

  Os crentes se dedicam a formar uma comunidade de comunhão (At 2.42), que acha expressão em compartilhar a possessões com os necessitados. Como exemplo positivo de comunhão, Lucas chamou atenção a Barnabé (At 4.36,37); em contraste, Ananias e sua esposa são exemplos negativos (At 5.1-11). No capítulo 6, Lucas informa um desarranjo na comunhão causado pela negligência da comunidade para com suas viúvas gregas. No meio de tremendo progresso da Igreja, este problema coloca a unidade eclesiástica em sério perigo. Nesta época, a comunidade cristã consiste em dois grupos: os judeus gregos (hellenistai, ‘crentes de fala grega’) e os judeus hebreus (hebreaioi, ‘crentes de fala aramaica’). Os judeus gregos de Atos 6 são crentes que foram fortemente influenciados pela cultura grega. [...] Os cristãos de fala aramaica são mais fortes nas tradições religiosas palestinas e mostram mais restrição em atitude para com a lei judaica e o templo. Sendo mais agressivos  na abordagem, os jueus helenísticos provocavam raiva. Em pelo menos uma ocasião a pregação agressiva de um crente de fala grega na sinagoga helenista em Jerusalém termina em apedrejamento. Os judeus helenistas apresentavam o evangelho com tal zelo que eventualmente os oponentes os compelem a fugir de Jerusalém para salvar a prórpia vida (At 8. 1-3) [1]

O Descontetamento Social

Afirma o eminente teólogo da Universidade de Salamanca Lorenzo Turrado: ‘ A queixa dos helenistas, a julgar pela iniciativa tomada pelo apóstolos, parece que tinha sério fundamento’. A situação que se deenhava deixou os apóstolos mui preocupados. Como israelitas, sabiam eles que a injustiça e a desigualdade sociais eram intoleráveis aos olhos de Deus (Dt 15.7,11). Não foi por causa da opressão que o Senhor desterrara a Israel? A palavra de Ezequiel não toler dúvidas: ‘ O povo da terra tem usado de opresão, e andado roubando e fazendo violência ao pobre e ao necessitado, e tem oprimido injustamente ao estrangeiro’ (Ez 22.29). Infelizmente, a questão social continua a ser descurada por muitos ministros do Evangelho. Acham eles que a desiguldade social é um problema qeu cabe apenas ao governo resolver. Mas a Bíblia não ensina assim. Embora a Igreja de Cristo seja um organismo espiritual e desfrute da cidadania celeste, ela é vista como uma comunidade administradora de uma jutisça que tme de exceder a do mundo (Mt 5.20). O comentário é de Broadman: ‘Os cristãos tem infligido quase tantas feridas à comunhão quanto os perseguidores externos, abrigando em si preconceitos raciais, religiosos e de classe. Esse preconceito leva à discriminação, e a discriminação destrói a unidade dos crentes. Estas distinções não deviam ter entrado na Igreja, naquela época, e não devem entrar hoje’” [2]

III – Dinâmica (Os Doadores *)

            Caso queira receber o tutorial da dinâmica para aplicá-la em sua sala de aula, envie um e-mail para: FILHOCON@YAHOO.COM.BR

            Uma ótima aula!

Bibliografia:
[1] – Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. 2 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.657)
[2] – ANDRADE, Claudionor de. Manualdo Diácono. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, pp.17,18)
Assistência Social, um Importante Negócio, Lições Bíblicas – 1° Trimestre 2011, CPAD, 2011, pp. 49-53

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.