22 de setembro de 2011

A PLENITUDE DO REINO DE DEUS

Subsidio por Sergiano Reis















I   -  Texto Áureo (Is 11.1)
II  - Auxílio Devocional e Teológico
III – Dinâmica (Dialogando)*


I – Texto Áureo

“ Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo fritificará” (Is 11.1)

Concluimos o presente trimestre renovando nossa esperança na promessa de que em breve teremos a revelação completa do Reino do Senhor. Para aqueles que tem se decepcionado com os governos humanos, há  esperança de um Reino onde seu Rei não cometerá, jamais, nenhum tipo de ação que desapontará seus súditos.

“O profeta torna a falar no Messias, e confia ao círculo íntimo das almas fiéis esta maravilhosa predição do reino messiânico. Primeiro descreve o caráter do Messias nascido da casa de Jessé (1) e pinta as Suas qualidades sobrenaturais (2). 

Segue-se a revelação dos Seus processos de governo (3-5). Ele não terá necessidade do tipo de orientação de que os homens normalmente carecem, pois "não julgará segundo a vista dos Seus olhos nem repreenderá segundo o ouvir dos Seus ouvidos" (3). Vem depois, em palavras de louvor ardente, a descrição dos resultados do Seu reinado. A vida de toda a criação animal tornará a ser um paraíso, e todo o mundo se regozijará numa redenção cósmica total (6-8). Sobre todas as obras das mãos de Deus repousará a paz, "e a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar" (9).” [1]

 “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” (Tt 2.13)

O destino da Igreja é muito glorioso. As promessas de Deus são verdadeiras e vão se cumprir, cuidemos então em viver piamente aguardando com amor e alegria o cumprimento da profecia.

II – Auxílio Devocional e Teológico

             Uma esperança inegociável”

 “Eis que cedo venho” (Ap 22.12) – Uma palavra consoladora!

            A maioria dos homens de nossa sociedade costumam olhar de maneira esperançosa para o futuro somente quando o ano velho vai embora e o ano novo chega. A mídia vende seu peixe nesse período – e bem vendido – e o reflexo disso encontra-se nos discursos inflamados de desejo por paz, justiça e amor. No entanto, o tempo – que não para – passa e durante o ano novo vão chegando as velhas e corriqueiras cenas de injustiça, desigualdades, tristezas e outros males cada vez mais crescentes entre nós homens. E com essa chegada ocorre a partida da esperança de muito corações que desiludidos acham que o termo esperança é para ser esquecido.

Embora alguns tenham perdido o foco, a Igreja do Senhor Jesus aguarda dia e noite a manifestação plena do reinado do Eterno Deus. Nossa esperança não está firmada em cenários provisórios mas na Palavra de Deus – A Verdadeira e única fonte inquestionável.
Não negociamos nossa esperança com reinos terrenos e humanos. O mundo cada vez mais se distancia do Criador, mas o povo de Deus deve se achegar mais ao Senhor pois os inimigos do reino farão de tudo para roubar nossa fé e nos afastar da bendita esperança. Ainda que as coisas forem de mal a pior a Igreja sabe que Deus está no comando e nunca vai  deixar de cumprir o que Ele mesmo prometeu.

 O Reino de Deus – Presente e Futuro”

 É um reino presente e futuro. Por um lado, é uma realidade espiritual presente e sempre em desenvolvimento nos corações e nas vidas dos homens, e, como tal, exerce influência numa esfera cada vez mais ampla. Jesus e os apóstolos se referem claramente ao reino como já presente no tempo deles, Mt 12.28; Lc 17.21; Cl 1.13. Isto deve ser mantido contra a grande maioria dos premilenistas dos dias atuais. Por outro lado, é também uma esperança futura, uma realidade escatológica; de fato, o aspecto escatológico do reino é o mais proeminente dos dois, Mt 7.21, 22; 19.23; 22.2-14; 25.1-13, 34; Lc 22.29, 30; 1 Co 6.9; 15.50; Gl 5.21; Ef 5.5; 1 Tm 2.12; 2 Tm 4.18; Hb 12.28; 2 Pe 1.11. 

Essencialmente, o reino futuro consistirá, como o do presente, no governo de Deus estabelecido e reconhecido nos corações dos homens. Mas, por ocasião da gloriosa vinda de Jesus Cristo, este estabelecimento e reconhecimento será aperfeiçoado, as forças ocultas do reino serão reveladas, e o governo espiritual de Cristo verá sua consumação num reinado visível e majestoso. 

Todavia, é um erro supor que o reino presente se desenvolverá quase imperceptivelmente até transformar-se no reino do futuro. A Bíblia ensina claramente que o reino futuro será anunciado por grandes mudanças cataclísmicas, Mt 24.21-44; Lc 17.22-37; 21.5-33; 1 Ts 5.2, 3; 2 Pe 3.10-12.[2]

III – Dinâmica (Dialogando*)

            Caso queira receber o tutorial da dinâmica para aplicá-la em sua sala de aula, envie um e-mail para: FILHOCON@YAHOO.COM.BR

            Uma ótima aula!
Bibliografia:
[1] – DAVIDSON, F. – O Novo Comentário da Bíblia. Ed. Vida Nova, 1997, p.1.184)
[2] – BERKOF, Louis – Teologia Sistemática, p 402.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.