16 de fevereiro de 2011

QUANDO A IGREJA DE CRISTO É PERSEGUIDA - LIÇÃO 8












A paz do Senhor Jesus.

Teremos em nossa próxima aula a lição entitulada: QUANDO A IGREJA É PERSEGUIDA.
Veremos, norteados pela Palavra de Deus, como a igreja primitiva sofreu perseguição e sofreu nas mão de seus opositores.Mas não deixou de crescer e fazer a Obra de Deus.

Não que fomos chamados ao sofrimento mas, a senda que trilhamos nos faz gozar desabores que mais na frente nos produzirão frutos excelentes, se assim permacenemos fiéis. Essa aula nos trará reflexões profundas sobre como temos enfrentado esse sofrimento. Será que está produzindo  um efeito positivo como na igreja primitiva ou já nos levou a abandonar a fé a ponto de chegarmos a dizer:”NÃO QUERO MAIS, EU DESISTO!”.

Segue abaixo um pequeno comentário sobre as passagens bíblica escolhidas para o Texto Àureo e para a Leitura Bíblica em Classe.

TEXTO ÁUREO: “Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa”(Mateus 5.11)

Não há como negar o fato de que esse versículo deixa claro como o mundo recepciona o Evangelho. Mas o verdadeiro Evangelho de Cristo. O que é pregado em sua totalidade, sem maquiagem ou emendas.

Vemos hoje em dia o mundo aplaudindo um evangelho em que a cruz de Cristo é colocado de lado e no seu lugar é colocado o bem-estar do homem. Um evangelho de facilidades, de porta da fortuna ou outras coisas semelhantes. Esse pseudoevangelho transforma igrejas em clubes, crentes em clientes,Deus em o gênio da lâmpada.

Como é que o mundo vai injuriar quem anda de mãos dada com ele? Como é que o mundo vai perseguir quem não o condena?
Mas a verdadeira Igreja de Cristo que não ama o mundo nem o que no mundo há, é diariamente perseguida. Seu compromisso não é com homens mas com o Deus Todo-Poderoso que a chamou para fazer a diferença. Ela vive como luz do mundo e sal da terra, não se vende não se assenta na roda dos escarnecedores tampouco faz amizade com este sistema corrompido pelo pecado.

Essa sim é perseguida e injuriada, todavia permanece fiel, alegre em sua vocação. Pois está debaixo da consolação de que “..Bem-aventurados sois vós quando vos inuriarem...por minha causa”


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: “ 1 – E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se, naquele dia, uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judeía e da Samaria, exceto os apóstolos.
2 – E uns varões piedosos foram enterrar Estevão e fizeram sobre ele grande pranto.
3 – E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.
4 – Mas os que andavam dispersos iam por toda parte anunciando a palavra.
5 – E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo.
6 – E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam o sinais que ele fazia.
7 – pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.
8 – E havia grande alegria naquela cidade.

A igreja começa a provar a perseguição. Iniciando-se com morte de Estevão, um servo de Deus cheio do Espírito Santo, logo os  fiéis começaram a dispersar-se devido a perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém. Dessa perseguição promoveu-se o crescimento da igreja pois onde quer que fossem  os crentes perseguidos,iam pregando a Palavra de Deus.

Como estamos nós agora em relação ao Ide de Cristo? A igreja em Jerusalem estava limitada a suas fronteiras territoriais não levando adiante a mensagem da cruz. A semente do sangue de Estevão foi, com certeza, uma permissão de Deus para que eles despertassem e fizessem seu trabalho missionário. Pela Palavra do Senhor somos conformados pois a mesma no diz “que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”

Se a perseguição está chegando é porque algo Deus quer de nós. Não podemos aceitar que hoje existam crentes que não querem sofrer por amor a Cristo. Preferem compactuar com o presente século afim de não serem perseguidos por pregar aquilo que Jesus mesmo condenou. 
A igreja primitiva não cedeu aos apelos de seus perseguidores e prosseguiu levando a palavra com amor,  mesmo em meio a dor e aflições.

Façamos o mesmo, não é nada mais que nossa obrigação!

Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.