22 de julho de 2011

A COMISSÃO CULTURAL E A GRANDE COMISSÃO

SUBSÍDIO

TEXTO ÁUREO
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19)

As lições bíblicas do trimestre atual nos trazem estudos sobre a Missão Integral da Igreja. Como súditos do Reino de Deus os crentes tem seus direitos e deveres, devidamente registrados na bíblia sagrada. E em Mateus 28.19 encontramos o dever máximo dos discípulos de Jesus: Anunciar as boas novas do Reino de Deus.

Mas anunciar o evangelho deve ter seu cumprimento de maneira integral. O homem é um ser tricotômico, formado por espírito, alma e corpo.

Portanto a igreja precisa em sua missão integral cuidar para que a alma dos homens sejam alimentadas com a Palavra de Deus, mas, não pode “pecar’ limitando-se a isto.

É necessário um cuidado integral, visando o bem estar do novo convertido tanto espiritualmente quanto fisicamente. Levando a experimentar a comunhão e a paz deste novo reino.

Jesus nos exemplificou perfeitamente como cumprir essa tarefa. Pois enquanto ele enchia as almas dos ouvintes com as verdades do Pai, também preocupava-se em não deixar nenhuma voltar para casa por falta de pão. 

Quantas igrejas hoje estão preocupadas em ir além da evangelização? O que tem sido feito para que a mensagem do reino de Deus transforme nossa sociedade?

Jesus nos deu o “Ide e pregai” mas também nos ordenou o “Ide e ensinai”. A igreja tem que dar o exemplo. Como transformar uma sociedade injusta em justa se não dermos o exemplo? Como temperar se o sal não salga mais? Como ensinar aquilo que não aprendemos ainda?

A COMISSÃO CULTURAL

A igreja é, pela graça de Deus, o agente transformador da sociedade local. O Senhor Jesus também nos deixou encarregados de tão nobre missão.  Mas será que a igreja está cumprindo seu papel? Ou a já tem se conformado com uma humanidade que cada dia a mais se afasta de seu Criador?

Somos igrejas onde quer que andemos. Devemos ter as atitudes coerentes com o reino que anunciamos. Não só de palavras mas em obras também. É o que chamamos de ortodoxia (fé, conhecimento certo) e ortopraxia (prática, atitude certa).

Vi em um site que divulgava uma pesquisa feita pelo IBGE há seis meses que a população brasileira está confiando menos nas igrejas. Lógico que não podemos generalizar, mas precisamos nos questionar diariamente: Estamos fazendo a diferença? Estamos transformando ou nos conformando?

A GRANDE COMISSÃO

Qual o desejo de Deus? “que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade?” (1Tm 2.4).

Com quem Ele pode contar para que estes homens ouçam seu convite? Com a igreja!
Somos nós os responsáveis de levar a mensagem do Reino de Deus aos homens que ainda não conhecem esta esperança. 
A ordem é começar em Jerusalém, depois Judéia, em seguida Samaria e até os confins da Terra.

Meu bairro não limita a área que eu devo anunciar o evangelho. Minha cidade não o limite de meu campo missionário. Mas a igreja foi comissionada a ir até os confins da terra anunciando que Jesus salva o perdido pecador.

Meu vizinho é um campo missionário, mas os povos da África também o são.
Um questionamento a ser feito nessa lição é porque muitas igrejas investem demais em templos e esquecem de missões transculturais? E a Grande Comissão como fica?

Todo crente é um missionário. Lembremo-nos que muito em breve as portas deste reino já não mais estarão abertas e muitos ficarão de fora.

O momento para cumprir o Ide é hoje. Jesus não nos deu uma sugestão. Ele nos deu uma ordem. E ordem é para ser cumprida.

Despertemos igreja, não desperdicemos o glorioso fato de que o plano de Deus está em nossas mãos. Ele confiou a nós e isso é algo para nossa alegria.


Pb. Sergiano Reis, editor do blog:  www.ebdicas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.