11 de agosto de 2011

A BELEZA DO SERVIÇO CRISTÃO


SUBSÍDIO



I - Texto Áureo (Jo 13.14)
II – As Características do Servo de Cristo
III - O Serviço Cristão
IV – A Missão da Igreja neste Mundo
V – Dinâmica (CAÇA PALAVRAS) *






I – Texto Áureo

“Ora, se eu, Senhor e Mestre, nos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns dos outros” (Jo 13.14)

Foi durante a última Ceia pascal que o Salvador Jesus nos deu um exemplo perfeito, não só com palavras mas com um ato inquestionável, de como ser grande no Reino de Deus – Servindo com humildade.

Este Reino requer de seus representantes atitudes humildes que glorifiquem a Deus e ajudem ao próximo. Não importa qual sua posição, o súdito do Reino deve sempre ser constrangido pelo exemplo de Jesus que com amor e humildade nos ensinou uma das tarefas principais da igreja: Servir.

Jesus lavou os pés dos discípulos para ensinar-nos a pensar que nada nos rebaixa se podemos fomentar a glória de Deus e o bem de nossos irmãos temos [1].

Desempenhar a tarefa escrava de lavar os pés dos visitantes talvez era humilhante para os discípulos até aquele momento mas de agora em diante não poderiam fugir do real sentido dos termos Serviço e Humildade. Uma vez que foram servidos pelo próprio Deus que, humildemente como um servo, lavou não só seus pés empoeirados, mas suas almas da altivez e do egocentrismo.

Depois de executar o ato e explicá-lo, agora Ele dá a ordem: “... Vós deveis também...”. É um dever nosso tanto como indivíduos (Obrigação individual) quanto como organismo (Obrigação coletiva) servir a Deus e ao próximo com nossas forças, de forma altruísta e abnegada.

“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13.15)

II – As Características do Servo de Cristo

             AMOR – Todo dom deve ser exercido com amor (1Co 13). É a mola propulsora que faz com que o servo avance cada dia mais com vigor e vontade em busca da excelência de sua tarefa – Servir Jesus. Se tem algo para fazer em prol do Reino de Deus não o faz visando algo em troca, ao contrário de servos interesseiros, o servo de Cristo busca realizar o máximo possível para Aquele que o redimiu de todos os seus pecados – É puro amor.


COMPROMISSO – Segundo o dicionário, a palavra compromisso quer dizer: “Obrigação ou promessa mais ou menos solene” o que implica em firmar um programa de intenções que se pretende cumprir. Não servimos a Deus com a filosofia do “fazer por fazer”. Como homens regatados do reino da tevas devemos saber que o Reino de Luz exige automaticamente de seus súditos um empenho próprio em fazer de tudo para agradecer pela nova vida adquirida. Bucando servir com mais responsabilidade, respeito e temor. Sempre compromissados e focados em fazer com excelência.

Mas muitas vezes vemos na igreja, pessoas assumindo cargos e logo depois por motivos fúteis ou inexplicáveis, abandonam o compromisso, com melindres por que alguém talvez as tenha criticado ou não as tenha entendido, largam tudo, sem perceber que estão frustrando pessoas que confiaram e que apostaram nelas. Devemos lembrar que quando assumimos um compromisso na igreja, estamos firmando um acordo na presença de Deus[2].

HUMILDADE – Definida como: “ausência completa de orgulho. Rebaixamento voluntário por um sentimento de fraqueza ou respeito: praticar a humildade”. Tudo o que o servo de Cristo faz é para Deus. Não somos repreendidos por externar a alegria e a honra de sermos um de seus súditos. No entanto, são sábios o que guardam o coração de alimentar-se da glória que somente a Deus é devida. O servo jamais poderá pensar que ele é a fonte do sucesso e do exito dos feitos realizados. Deve-se fugir de tal engano. Muitos já cairam nessa senda dolorosa, pois esquecaram que somos apenas instrumentos e Deus é quem está no comando.

III – O Serviço Cristão

ORDENADO PELO SENHOR – Uma das motivações máximas que temos para servir é o fato de que Aquele que nos comissionou nos deu o exemplo em tudo pois “...esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo...”(Fp 2.7). Quem está disposto a servi-lo deve ter em sua mente que vai enfrentar muitas adversidades, no entanto, Ele garantiu que jamais estaremos sozinhos.

“...e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”(Mt 28.20)

EM RELAÇÃO A DEUS E AO PRÓXIMO  

“... E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao SENHOR, e depois a nós, pela vontade de Deus”(2Co 8.5).

Para termos êxito na ordem que o Senhor nos deu, devemos saber que nosso serviço consiste primeiramente em adorar(servir) a Deus com todo corpo, alma e espírito. Quando se busca servir primeiramente a Deus em forma de agradecimento por tudo que nos tem ofertado, é impossível não se preocupar em repartir a graça recebida com os que nos rodeiam. Os santos são automaticamente inspirados a servirem a quem estiver precisando.

IV – A Missão da Igreja neste Mundo

PROCLAMAR A PALAVRA DE DEUS - A Igreja é chamada de “coluna e firmeza da verdade” (I Tm.2:15), porque deve sustentar e ser a legítima anunciadora da Palavra de Deus sobre a face da Terra. Num mundo onde a iniqüidade aumenta a cada dia (Mt.24:12), num mundo onde há corrupção geral e cada vez maior do gênero humano (Rm.1:18-32), cabe à Igreja a difícil tarefa de anunciar a Verdade, de mostrar ao mundo a Palavra de Deus, resplandecendo como astro no meio de uma geração corrompida e perversa (Fp.2:15)[3]

VIVER EM COMUNHÃO -  Em sua tarefa de servir a Deus a igreja deve exercer a plena comunhão entre seus membros. comunhão pode ser exercitada no amor ao irmão mais fraco, que depende de ajuda para manter-se de pé (Rm 14.1,13), no companheirismo que honra o próximo ao invés de si mesmo (Rm 12.10), na solidariedade que assiste o irmão necessitado (GI 6.10), na prática da justiça que não toma para si o que é de outrem (Tg5.4), no uso da misericórdia que aplaca o juízo (Tg 2.13), no cuidado para com os que sofrem (Rm 12.15), na ausência de inveja quanto aos companheiros que galgam patamares mais altos na jornada (Tg3.14- 16) e na semeadura da paz que elimina os facciosismos e promove a unidade entre todos[4]

SERVIR A DEUS E AO PRÓXIMO – Através das obras temos uma maneira eficaz de testemunhar ao mundo do amor de Deus em nossas vidas. Nossa fé não pode ser expressada só por palavras, é necesário a ação(obras).

Como filhos da luz devemos manisfestar o brilho da justiça e do amor de Deus em nossas vidas através de boas obras. Não as fazemos para sermos salvos mas porque somos salvos. Uma nova criatura em Cristo jamais se acomodará diante de tantos gritos de socorro nesse mundo vil.

Amemos e sirvamos não só de palavras mas em obras também.

V – Dinâmica (CAÇA PALAVRAS*)

            Caso queira receber o tutorial da dinâmica para aplicá-la em sua sala de aula, envie um e-mail para FILHOCON@YAHOO.COM.BR


            Uma ótima aula!


Bibliografia:
[1] – HENRY, Matthew – Comentário Bíblico Novo Testamento. p 122
[2] – BASÍLIO, Dc. Roberto, Compromisso – Estudos Bíblicos, disponível em < http://estudosbiblicos.spaceblog.com.br/437223/COMPROMISSO/>
[3] – DE DEUS, Assembleia, Missão Profética da Igreja, disponível em <http://no.comunidades.net/sites/mis/missaobrasilestudos/index.php?pagina=1262340808>
[4] – DE JESUS, Ev. Isaías – Missão Profética da Igreja, disponível em <http://ubeblog.ning.com/profiles/blogs/missao-profetica-da-igreja-a>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.