25 de agosto de 2011

PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA


SUBSÍDIO


I - Texto Áureo (2 Co 11.3)
II – O que é a Igreja
III – A Preservação da Identidade da Igreja
IV – Alguns Perigos que Ameaçam a Igreja
V – Dinâmica (MINHA IDENTIDADE) *






I – Texto Áureo

“Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo” (2 Co 11.3)

A preocupação de um líder com a pureza da Igreja é vista nesse versículo. Paulo não suporta nem pensar em ver os irmãos coríntios que tinham se entregado a Cristo, caírem nas conversas enganadoras de falsos mestres que se diziam mensageiros de Deus. Vemos aqui um homem preocupado em defender, com amor e zelo, a fé do povo de Deus contra lobos vorazes que vestidos de uma falsa piedade tentam induzir os santos a uma vida afastada da modéstia do Evangelho.

A serpente (o diabo) conseguiu colocar na mente de Eva que a mesma, em sua obediência a Deus, estava deixando de provar algo melhor que ainda não sabia, mas agora a serpente (fingindo ser amiga) iria lhe revelar algo que Deus ainda não tinha lhe contado (Gn 3.1-5, 13). O fim da história não foi feliz como já sabemos. Mesmo assim, infelizmente, o diabo ainda consegue enganar muitas outras “Evas” (igrejas) que ao invés de obedecerem a voz de Deus, preferem acreditar em novas “revelações” de falsos mestres que assim como a antiga serpente, astutamente vivem a enganar.

A simbologia de uma virgem usada por Paulo para referir-se a Igreja nos mostra que o Noivo, Jesus Cristo, espera uma Igreja sem mácula, simples assim como Ele é. Cuidemos então estarmos puros e modestos, afastados das seduções de homens descompromissados com a Palavra de Deus e o Deus da Palavra.

II – O que é a Igreja

             A Igreja é, de acordo com o Dicionário da Bíblia de Almeida, um “grupo de seguidores de Cristo que se reúnem em determinado lugar para adorar a Deus, receber ensinamentos, evangelizar e ajudar uns aos outros (Rm 16.16)”. Temos aqui então algumas características que identificam a Igreja do Senhor. E essas peculiaridades existentes na igreja a diferenciam de outras organizações.

Mas além disso, como diferenciar e reconhecer verdadeira Igreja do Senhor? A reposta Jesus nos deu assim: ”Portanto, pelos seus frutos os conhecereis (Mt 7.20).

            Jesus deixou bem claro que a sua igreja (ekklesia), chamados para fora, não é reconhecida pelo que tem (bens e números) mas pelo que é(virtudes e obras). É o fruto que qualifica a verdadeira Igreja de Cristo.

            A Igreja tem sua identidade bem definida. Tem sua origem em Deus por meio de seu Filho nosso Salvador Jesus Cristo. Tem em sua formação homens e mulheres de todas as raças, tribos e nações, portanto é terrena. E foi fundada no Dia de Pentecostes no propósito de dar continuidade a obra de proclamação da mensagem do Reino de Deus, servindo a Deus com a adoração e ao próximo com as obras de misericórdia.

            Infelizmente, no presente século, vemos uma igreja diferente da primitiva. Isso se deve ao fato de que o inimigo tem conseguido pouco a pouco colocar seu joio no meio do trigo, causando com isso uma mistura daquilo que foi plantado originalmente com outras sementes estranhas lançadas no mesmo terreno. Mas em breve vai haver separação entre o original e o falso.
            
III – A Preservação da Identidade da Igreja

“Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho”(1 Co 9.16). Esse é o papel principal da Igreja – Pregar e ensinar(Mc 61.15, Mt 28.19). A Igreja ficou conhecida por pregar sem medo a Palavra de Cruz, e deve continuar denunciando o mal do pecado aos homens, falando que só em Cristo há salvação.

Assim como Deus queria que o povo de Israel fosse seu porta-voz, mas os mesmo não o fizeram, agora Ele conta com a Igreja como mensageira da Palavra da Salvação.  De 12 para 120, de 120 para quase 3.000 e de 3.000 para milhões. A Igreja creceu em quantidade e sua responsabilidade de despenseira dos mistérios de Deus ainda é requerida a cada dia que passa.

O emblema do cristão é o amor(Jo 13.35). Os homens conhecem Jesus como um homem cheio de amor que não fazia acepção de pessoas e que se relacionava com todos sempre ensinando com ações e palavras o verdadeiro amor de Deus. A Igreja deve seguir os passos do Mestre e pregar e viver o amor de Deus.
Cabe ainda aos santos uma tarefa especial de guardar toda essas caracaterísticas puras que Deus lhes deu. Para o mundo a verdade é relativa mas para a Igreja não exite esse termo quando se trata da Verdade de Deus.

“A apostasia apresenta perigos reais e presentes, tanto hoje com o sempre. Na verdade, a ameaça talvez seja mais iminente e perigosa do que antes, visto que, em nossos dias, a maioria dos cristãos não se importa com o predomínio da falsa doutrina, nem leva a sério seu dever de lutar contra a apostasia. Pelo contrário, desejam um ambiente amigável de aceitação aberta para todos, de tolerância de idéias opostas e de diálogo cordial com os apóstatas”[1]

Devemos erguer a bandeira do Evangelho e não nos conformamos com este mundo(Rm 12.2). O inimigo quer mudar a verdade de Deus em mentira e suas próprias mentiras em verdades, confundindo assim a mente de muitos, por isso a Igreja deve, em sua função de apologeta da fé, continuar “batalhando pela fé que uma vez foi entregue aos santos”.

A cada dia surgem novos modismos (nova unção, novas liturgias, novas revelações da verdade, etc) tentanto invadir o seio da igreja, e nessa hora Deus espera que seus servos não se acovardem mas que, com amor e zelo, reajam contra toda inovação que venha pertubar a simplicidade do Evangelho de Cristo. Não podemos fazer pacto de boa vizinhança com quem não tem compromisso com a Palavra de Deus.

IV – Alguns Perigos que Ameaçam a Igreja

Os homens mudam com o tempo levando assim a sociedade a uma metamorfose ambulante. No entanto a Igreja não pode passar por esse processo. Ao contrário do que muitos pensam a Igreja não deve alterar seus padrões divinos buscando uma contextualização com o mundo.

Mas infelizmente, por desleixo de muitos, a igreja tem perdidos muitas caracaterísticas que a distinguem das demais organizações terrenas. O primeiro amor, a falta da devida reverência diante do Deus três vezes santo e também a soberba da vida tem encontrado lugar em muitos homens e mulheres que formam a igreja.

Será se a igreja perderá definitivamente sua identidae com o passar dos tempos? Não!, pode ser até que a igreja organização sim, mas a Igreja organismo não, pois a primeira está no comando de homens enquanto a segunda foi chamada e é comandada pelo Eterno Deus,a mesma tem também seu compromisso principal com Deus e para ela importa obedecer mais a Ele que aos homens.

Quem não já viu tantas aberrações hoje em dia vindas de pessoas que dizem estar fazendo tudo para Deus. Ele não mudou e nem mudará. E a identidade original que da Igreja precisa ser preservada, pois o Senhor Jesus vem buscar uma igreja sem mácula, separada do mundo, que vive cumprindo seu chamado, e clamando dia e noite: Ora vem Senhor Jesus!

V – Dinâmica (MINHA IDENTIDADE*)

            Caso queira receber o tutorial da dinâmica para aplicá-la em sua sala de aula, envie um e-mail para FILHOCON@YAHOO.COM.BR


            Uma ótima aula!

Referências Bibliográficas:

[1] – MACARTHUR, John – A Guerra pela Verdade – Editora Fiel, 2008 - p.77

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.