18 de agosto de 2011

IGREJA - AGENTE TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE


SUBSIDIO














 I - Texto Áureo (Mc 2.17)
II – A Igreja e a Sociedade
III – A Igreja e a Proteção Social
IV – A Igreja e a Assistencia à Sociedade
V – Dinâmica (EU SOU ASSIM*



I – Texto Áureo

“E Jesus, tendo ouvido isso, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores” (Mc 2.17)

Respondendo a indagação de seus acusadores o Mestre afirma seu propósito e missão (Jo 3.16) que deve ser o mesmo da Igreja. Enquanto os religiosos esperavam um messias de postura igual a deles, sentado num palácio longe dos homens comuns e pecadores, O Rei dos reis e Senhor dos senhores os confunde mais ainda e se assenta com homens marginalizados e tidos como impuros, levando-os ao conhecimento da Verdade do Reino de Deus.

Usando uma metáfora Jesus revela que Mateus precisa de um médico, assim como todos os homens – do passado e do presente - pois a Palavra de Deus diz que “todos pecaram e destituídos estão da glória e Deus” (Rm 8.10).

“Jesus traz a vida do Reino futuro para o presente, oferecendo comunhão entre Deus e os homens, para ser aproveitada agora no meio deste presente mundo mau. O exemplo de Jesus de quebrar as barreiras trouxe uma mensagem clara à igreja...” [1]

Quantos cristãos estão afastados do “doentes” hoje em dia? Preferem a companhia dos “sãos” da sociedade. Estão atrás das paredes, dentro de seus confortáveis templos acolchoados e climatizados, e por isso não ouvem os gritos de socorro de muitos enfermos que pouco a pouco vão padecendo nesse mundo de lamúrias.

 “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho” (1Co 9.16)

Somos os escolhidos para continuar em busca de mais “Mateus” para o Reino de Deus, cumpramos nossa missão.

II – A Igreja e a Sociedade

             “Não peço que os tires do mundo...” (Jo 17.15)

            Os filhos de Deus não podem isolar-se do mundo, em recantos distantes, monastérios ou outra “fortaleza espitirual”.

O campo missionário dos servos de Deus é o mundo. Aqui é o lugar de realizarmos nossa missão. Jesus intercedeu junto ao Pai para que nos desse força para que, mesmo sendo difícil, façamos o trabalho e depois de posto a mão no arado não olhemos para trás.

Sociedade - agrupamento de pessoas que vivem submetidas as mesmas leis. E é em meio a ela que devemos estar sempre refletindo a luz de Cristo (ICo 5.9-11). Fomos criados para viver em sociedade e nos relacionarmos com os demais indivíduos que participam da mesma.

No entanto a participação da igreja nesse processo social requer um comportamento influenciador de acordo com o código de conduta(Palavra de Deus) que dita nossa ética de vida, bem diferente dos padrões da sociedade hodierna.  

Devemos viver e conviver em sociedade. Fazer a diferença é nosso objetivo. Se o mundo cada dia a mais caminha para as trevas, a Igreja, ao contrário, deve buscar sempre mais brilhar por meio da comunhão com Deus.

Socorrer os necessitados, viver os valores do Reino de Deus, ensinar a justiça, pregar o amor, promover as boas obras são meios de a Igreja dizer aos homens da sociedade que o Reino de Deus é a esperança para os que não enxergam mais futuro além daqui.

III – A Igreja e a Proteção Social

Alguns acreditam que só um país totalmente governado por cristãos seria a solução para o fim dos problemas sociais que assolam qualquer nação. Alguns levantam essa bandeira e gastam suas forças correndo atrás dessa utopia. Digo utopia porque sonhar com isso é não estar esperando o Reino de Deus, pois só Ele é quem tem o poder para resolver de uma vez por todas o caos mundial. No entanto não quer dizer que possamos sempre que possível confiar nosso voto a um servo de Deus que realmente tenha vocação para desempenhar por meio da política ações que beneficiem não só um grupo seleto mas a sociedade em geral. Mas a Igreja não pode se limitar a política para exercer a proteção social.

 “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”.

Todos os dia oramos por nós e nossas famílias, aconselhamos com amor e paciência aqueles a quem queremos bem e com zelo ensinamos aos mesmo os valores que aprendemos na Palavra de Deus.

Mas fazemos isso com o nosso próximo ou só protegemos quem está no mesmo barco que nós?

Proteção social é cumprir o segundo mandamento. É querer para os outros o que, com assiduidade, pedimos para Deus. Então façamos isso. Obsevemos o exemplo de Jó que não era egoísta pois nem mesmo em um momento crítico não deixou de interceder pelos seus amigos.

Isso é proteção social! E esse papel a Igreja deve desempenhar.

IV – A Igreja e a Assistência à Sociedade

Evangelizar não consiste só na entrega de folhetos. Assistencia social não é só o ato da distribuição de cestas de alimentos e tampouco o trabalho de restauração se limita somente a cultos temáticos.

A maioria das igrejas fazem as atividades acima relacionadas mas, infelizmente, limitadas as ações citadas. Poucas se preocupam em buscar uma execelência.

“...A evangelização mundial requer que a igreja inteira leve o evangelho integral ao mundo todo. A igreja ocupa o ponto central do propósito divino para com o mundo, e é o agente que ele promoveu para difundir o evangelho. Mas uma igreja que pregue a Cruz deve, ela própria, ser marcada pela Cruz. Ela torna-se uma pedra de tropeço para a evangelização quando trai o evangelho ou quando lhe falta uma fé viva em Deus, um amor genuíno pelas pessoas, ou uma honestidade escrupulosa em todas as coisas, inclusive em promoção e finanças...”[2]

Evangelizar e fazer discípulos são a imcubência primária da Igreja Cristã. O evangelismo requer, além de vidas cheias do poder de Deus, de estratégias que tenham planejamento, direção e controle para que o trabalho renda os frutos esperados – Almas!

Por meio do evangelismo a Igreja cresce e o Reino de Deus é glorificado. A sociedade automaticamente, pelo testemunho e ação dos santos, é tranformada. Onde havia trevas agora brilha a luz pois o santo é um instrumento de Deus para brilhar em meio a essa geração corrompida pelo pecado.

A pregação e a oração são primazia para a igreja mas não podemos esquecer das obras de misericordia. A sociedade é carente de ajuda, não só espiritual mas física também. Nossa missão é integral, precisamos olhar para o homem como um todo(espírito, alma e corpo). As drogas, a violência e a criminalidade destroem vidas, e diante desse quadro terrível nós não podemos fechar os olhos e ficar esperando que o governo faça tudo.

“Embora a reconciliação com o homem não seja reconciliação com Deus, nem a ação social evangelização, nem a libertação política salvação, afirmamos que a evangelização e o envolvimento sócio-político são ambos parte do nosso dever cristão. Pois ambos são necessárias expressões de nossas doutrinas acerca de Deus e do homem, de nosso amor por nosso próximo e de nossa obediência a Jesus Cristo. A mensagem da salvação implica também uma mensagem de juízo sobre toda forma de alienação, de opressão e de discriminação, e não devemos ter medo de denunciar o mal e a injustiça onde quer que existam”[3]

Deus espera de nós ações que glorifiquem seu nome e por meio de ações sociais nós podemos demonstrar que os crentes realmente amam ao próximo.

 “Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras”(Tg 2.18)

O Pr. Hernandes Dias lopes em uma pregação comentando esse texto de Tiago nos diz: “...As boas obras são a consequencia, o resultado e a evidência da salvação...o Deus que trabalhou em nós agora está trabalhando através de nós por meio das boas obras”

Então vamos lá, homens transformados, tranformando o mundo com amor e ação!

V – Dinâmica (EU SOU ASSIM*)

            Caso queira receber o tutorial da dinâmica para aplicá-la em sua sala de aula, envie um e-mail para FILHOCON@YAHOO.COM.BR


            Uma ótima aula!

Fonte Bibliográfica:

[1] – MULHOLLAND, Dewey M.– Marcos Introdução e Comentário – Ed.Vida Nova – Série Cultura Bíblica – p.41
[2] - A Igreja e a Evangelização – Pacto de Laussane
[3] - A Responsabilidade Social Cristâ – Pacto de Laussane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.