23 de agosto de 2011

CONFIANÇA?


“Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido...” (II Tm 1.12)




Como é bom ter confiança. Você dorme e acorda tranquilo. Como um barco, veleja em paz, pois sabe que seu cais sempre estará lá. Por outro lado, o homem que não tem confiança vive um conflito interior para cada ação que pretende realizar. Não confia em nada e em ninguém e às vezes nem em si mesmo, pois o medo já tomou conta de seu ser.

Mas com o apóstolo Paulo era diferente – ele tinha confiança. Vemos aqui alguém que vivera tantas perseguições, lutas, perigos, dissabores, intimidações, perturbações, naufrágio, doenças, cansaço e riscos de vida, certamente tinha muitos motivos para ser um homem desconfiado da vida. No entanto a Palavra do Senhor nos revela algo surpreendente afirmando que embora Paulo tenha vivido todos esses momentos maus, sua confiança não estava abalada, permanecia sempre firme e constante.

Ele não confiava em poderes terrenos, em sua própria sabedoria ou força. Ele sabia em quem cria e pode mostrar ao jovem Timóteo que nada poderia trazer abaixo essa graça recebida. A sua confiança era a mesma que Daniel tinha ao não se prostrar ante a estátua de Nabucodonosor, era a mesma que Abraão tinha quando decidiu entregar Isaque no altar, foi essa confiança que levou Débora, a juíza, a pelejar e livrar o povo de Israel das mãos do inimigo, a confiança de Paulo era a mesma que fez com que Davi marchasse para a batalha contra o gigante Golias.

Que confiança era essa? De onde vem esse poder inabalável que fez e faz com que esses homens e mulheres de Deus não desanimem em meio à caminhada?

“Porque Deus não nos deu o espírito de medo, mas de poder, e de amor, e de moderação” (II Timóteo 1:7)

Deus nos encheu com sua graça protetora e nos tirou das trevas para sua maravilhosa luz. Quem antes não conseguiria nem pensar em um futuro melhor, hoje corre atrás com o desejo de vencer, pois sabe que o Deus que começou a boa obra continuará operando a mesma em seus filhos amados.

Se o espírito do medo ainda está lhe perturbando, tentando bloquear suas forças, reaja!

Deus nos deu o mesmo Espírito que operava na vida de Paulo, Moisés, Débora, Lóide e tantos outros filhos seus. Tenha confiança. Acredite que o Deus que fechou boca de leões, abriu o mar, fez o fogo esfriar, abalou muralhas e operou milagres e maravilhas, ainda continua o mesmo.

Diga como Paulo: “Eu sei em quem tenho crido”. Pode vi o que vier, eu sei em quem tenho crido. Pode a doença chegar, mas eu sei em quem tenho crido. Mesmo quando, injustamente, estiver sozinho, não esqueça e lembre que Ele ainda é o mesmo e jamais esquecerá quem nele confia.

Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.