22 de agosto de 2011

EBD e Planejamento - Um casamento legal


Planejamento é uma tarefa muito importante para todos que desempenham qualquer função. Para o superintendente e os professores de EBD, planejamento é uma ferramenta que não pode deixar de ser usada.

Na EBD temos o planejamento anual(projeto pedagógico geral), o planejamento mensal(eventos, reuniões, agendas) e o planejamento semanal(grupos de estudos, planejamento das aulas e outros). Todos requerem sua devida atenção. Pois quem não planeja e vive de improviso não conseguirá alcançar nenhum objetivo.

Planejar significa traçar alguma meta, fazer o plano de algo. Significa também um processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30).

Professores que planejam suas ações terão um excelente resultado. Pois dentro de um  bom planejamento sempre contamos com ferramentas de avaliação para os pontos que, futuramente, precisarão de melhoramento.
  
Segue abaixo algumas dicas extraídas de um curso de lideranças para EBD sobre planejamento.

"Planejar não é só colocar as coisas no papel e sair distribuindo funções e cargos. É muito mais que isto!

O grande erro de planejamento é a "teorização": ter uma teoria sobre o assunto e querer implementar, na prática, aquela teoria, nem sempre verdadeira...
Como planejar?

1)      Lembre-se que o planejamento é dinâmico, ou seja, pode ser maleável. Mas é importante adotar uma estratégia, ou no máximo duas. Não adianta tentar de tudo, isto só gasta energia.

2)      Não pense que você terá todas as respostas para tudo. A liderança da EBD deve ter conselheiros (sugestões: o pastor, outros líderes locais, professores aposentados, etc.).

3)      Planejar exige humildade para reconhecer erros, disposição para mudar e mente aberta para aprender.

4)      O melhor planejamento é o mais simples. Nada de "2 páginas cheias de planos". Melhor 2 parágrafos que possam ser praticados!"

Façamos então um trabalho planejado buscando sempre o melhor para o Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.