8 de agosto de 2011

UM ENSAIO SOBRE A PAZ


Por Sergiano Reis














São 3h da madrugada e o casal, desde a noite anterior, ainda está em briga. Enquanto isso as crianças, assustadas com essa triste cena que parece estar virando rotina, não conseguem dormir – Uma família sem paz.

Ele, por mais que se esforce, não consegue ficar um dia sem discutir com alguém em seu trabalho e, para piorar sua sina, o único amigo que ainda tivera acabou de deixá-lo, pois tiveram sua primeira discussão - Uma vida sem paz.

Ela frequenta igrejas, participa de encontros, gosta de tudo ligado a religião, mas ainda não consegue dormir sem antes experimentar, sozinho à noite, uma angústia em seu peito e nem mesmo sabe de onde vem essa perturbação – Uma alma sem paz.

Embora os relatos acima sejam fictícios há, semelhantes a estes, histórias reais que ocorrem dia-a-dia em vários lugares do mundo. Podem acontecer em algum lugar distante de você ou, às vezes, em seu próprio lar, mas não deixam de acontecer.

Com o crescente caos mundo uma das coisas que mais a humanidade clama é por paz – Paz no trânsito, na sociedade, nas famílias. Está surtindo efeito esse clamor? Não da maneira que esperávamos. Uma explicação para isso está no fato de que a maioria dos homens está gastando muitas forças e, erroneamente, buscando a paz em fontes erradas.

Os governos podem nos dar a paz? Minha resposta é não, eles podem diminuir a violência (dando-nos certos momentos de alívio), todavia, esperar dos tais que aniquilem a mesma já é uma utopia. As escolas podem formar uma nova geração capaz de vivenciar a paz plena daqui alguns anos? Não, tendo em vista que a “educação” está cada vez mais liberal quanto aos princípios morais que regem a sociedade. A ciência pode descobrir alguma maneira de criar a paz nos homens e para os homens? Não, ciência não terá jamais uma fórmula secreta para aliviar as dores causadas pelas guerras e pelejas que são flores que a humanidade cultiva no jardim de seu quintal.

Como então os casais poderão viver em paz, o brigão vencer seus conflitos e ter harmonia em suas relações sociais e a alma aflita encontrar-se com um rio de calmaria e sossego gozando assim da tão sonhada paz interior? Qual o segredo?

A resposta não é um segredo, está no livro mais lido do mundo, no entanto, suas verdades não encontram, infelizmente, repouso na maioria dos corações que batem sobre a face desse planeta tão lindo, mas sem paz.

O Príncipe da Paz já havia declarado que “... Sem Mim nada podeis fazer...” (Jo 15:5). Eis ai a porta para a Paz – JESUS!

É por meio dEle e da mensagem que traz Consigo que a humanidade, caso O aceitasse, gozaria da paz total. É inútil correr atrás de paz sem ter Deus como a Fonte principal. Somente Ele pode acabar com todos os conflitos que o homem enfrenta (internos e externos). Só Ele entrega a paz, a verdadeira paz “... que excede todo o entendimento...” (Fp 4.7)

Você pode ter a paz que tanto procura ainda hoje mesmo, para isso é requerido somente que clame por Ele e logo a em meio à tempestade se fará bonança, então sua alma poderá dizer: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo...”

Isso é ter paz!

Tenhamos todos uma ótima semana cheia de paz e amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.