4 de agosto de 2011

A EFICÁCIA DO TESTEMUNHO CRISTÃO

Por Sergiano Reis

Subsídio

I - Texto Áureo (At 1.8)
II – O Cristão como Sal da Terra
III - O Cristão como Luz do Mundo
IV – O Testemunho do Crente
V – Dinâmica (Sal da Terra) *






I – Texto Áureo

“[...] e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (At 1.8)

Temos aqui no versículo do Texto Áureo um dos últimos mandamentos do Cristo Ressurreto – Devemos ser suas testemunhas. Não foi uma sugestão e sim uma ordem. A igreja deveria testemunhar de Cristo para todos os homens e em todos os tempos.

Ele veio ao mundo e pregou a mensagem do Reino de Deus, demonstrou com milagres e maravilhas o poder deste Reino Espiritual. Espalhou em muitos corações a esperança de uma vida eterna de amor, paz e justiça. Quebrou barreiras, restaurou vidas, repreendeu a religiosidade e acendeu a chama da fé naqueles que creram Nele.

A semente foi plantada, mas agora era chegada a hora de o Filho voltar para toda sua glória no céu ao lado do Pai. Como continuar o trabalho? Nisso Ele já havia pensado.

"Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós" (João 20:21)

Durante sua caminhada ele comissionara homens e mulheres para presenciarem (viram e ouviram) seus feitos e anunciarem para os demais (Jerusalém, Judéia, Samaria e Confins da Terra) que o Reino de Deus é real e acessível.

E Ele, ainda hoje, conta com esse povo (Igreja) que, graças ao trabalho de muitas testemunhas, cresceu e continua crescendo, anunciando as Boas Novas de Salvação.

"Qual ele é, somos nós também neste mundo" (1João 4:17)

           Aleluia! O testemunho não pode parar!

II – O Cristão como Sal da Terra

             Que grandioso título o Senhor deu aos seus discípulos – Sal da Terra!

Vocês são o sal da terra. A humanidade, na ignorância e maldade, era como um monte enorme, prestes a apodrecer, mas Cristo enviou seus discípulos para sazoná-la, por suas vidas e doutrinas, com o conhecimento e a graça. Se não são como deveriam ser, são como sal que perdeu seu sabor. Se um homem pode adotar a confissão de Cristo e, contudo, permanecer sem graça, nenhuma outra doutrina, nenhum outro médio o faz proveitoso. Nossa luz deve brilhar fazendo obras tais que os homens possam vê-las. O que há entre Deus e nossas almas deve ser guardado para nós mesmos, mas o que, de si mesmo, fica aberto à vista dos homens, devemos procurar que se conforme a nossa profissão e que seja elogiável. Devemos apontar à glória de Deus” [1]

Não somos deste mundo mas isso não implica dizer que o cristão tem que ficar isolado do mundo. Somos seres humanos podemos estar em todos os lugares da sociedade (educação, política, artes, ciência) mas sempre cumprindo nossa comissão - Influenciando a todos com a mensagem do Reino de Deus, dando um sabor especial e preservando a sociedade local de uma total podridão espiritual.

III – O Cristão como Luz do Mundo

Sendo imagem e semelhança de seu Criador, é requerido também da igreja que irradie o brilho da justiça, da santidade, do amor e da comunhão assim como o Pai Celestial faz.

O evangelista Billy Graham comentando o testemunho que o crente precisa ter como luz do mundo, comenta:

...afetará suas relações familiares, profissionais, sua atitude para com o trabalho e para com seu próximo...Você compreenderá que Deus se interessa pelas grandes questões sociais de nossos dias, tais como a imoralidade, a pobreza, os problemas raciais e o crime. Disse o Apóstolo Tiago: "A fé sem as obras é inoperante" (Tiago 2:20). Nossas boas obras dão testemunho de termos recebido Cristo. Devemos visitar os doentes, os presos, mostrar amizade aos que estão sozinhos e tentar reaproximar aqueles que se separaram. Tentaremos mostrar, a vidas desperdiçadas, os valores novos. Estenderemos nossos passos para demonstrar bondade, cortesia e amor às pessoas de outras raças. Estaremos prontos a sofrer, a que abusem de nós e nos ridicularizem, num mundo hostil onde não compreendem os nossos objetivos...” [2]


Ser luz do mundo significa brilhar. Tens tu feito assim? Procurar mostrar através da sua vida que já não és simplesmentes uma criatura de Deus mas um filho. E como tal procura demonstrar com palavras e ações que como herdeiro do Reino tens uma vida pautada pelos princípios celestiais que este mundo não quer saber.

Brilhemos igreja! Deus espera isso de nós.

IV – O Testemunho do Crente

Foi já foi constrangido por meio de uma boa ação de alguém? Como foi essa experiência? Com certeza,se você é alguém que gosta de fazer o bem, isso mudou suas atitudes e o ajudou a ser uma pessoa mais humana.

É dessa maneira que devemos proceder no diante do mundo. Somos, diariamente observados por aqueles que nos amam e nos odeiam e ambos esperam um comportamento especial daqueles que dizem servir a Deus – a igreja.

Charles Colson tem razão quando nos lembra que muitas pessoas tomam uma resolução acerca do evangelho baseado em nosso estilo de vida. Todos conhecemos pessoas que nos dizem que foram 'desligadas' pela igreja, em virtude de falta de integridade ou por farisaísmo hipócrita. Não precisamos rememorar os escândalos envolvidos com pessoas ocorridos nos anos oitenta para testemunhar a perda de integridade dentro da igreja cristã [...] Se for verdade que DEUS honra a integridade, devemos nos esforçar em favor desta virtude mesmo a grande custo pessoal. Se os cristãos não forem conhecidos pela integridade através de seu testemunho cristão, é duvidoso que sejamos conhecidos por outra coisa. A integridade está no centro de famílias fortes; é o fundamento de ministérios eficazes e de nosso testemunho no mundo." [3]

            Corroborando o pensamento de Charles Colson, o teólogo Myer Pearlman escreve: “A igreja é a luz do mundo, que afasta a ignorância moral; é o "sal da terra", que a preserva da corrupção moral. A igreja deve ensinar aos homens como viver bem, e a maneira de se preparar para a morte. Deve proclamar o plano de Deus para regulamentar todas as esferas da vida e sua atividade. Contra as tendências para a corrupção da sociedade, deve ela levantar a sua voz de admoestação. Em todos os pontos de perigo deve colocar uma luz como sinal de perigo[4]

Para finalizar nossa reflexão sobre a importância do testemunho dos servos de Deus, leia o seguinte texto:

Uma ocasião o grande evangelista Moody disse, a respeito de um moço que ia passando na rua, mas que ele não conhecia: esse moço esteve ou está no exército. Como você sabe? - perguntou alguém. - Pela sua maneira de andar, respondeu Moody. Cristão é aquele que vive com Cristo, que anda com Cristo e que aprende a andar como Cristo quer. Mostre isso pela sua maneira de viver o evangelho[5]

IV – Dinâmica -Sal da Terra (Caso queira aplicar a dinâmica na sua igreja envie um e-mail para para: filhocon@yahoo.com.br, e lhe enviaremos o tutorial para aplicação da mesma)



Uma ótima aula!



Bibliografia:
[1] – HENRY, Matthew – Comentário Bíblico Novo Testamento. p 13
[2] – GRAHAM, Billy – Mundo em Chamas – Editora Betânia. pp 185-186
[3] - LUTZER, Erwin W. Quem é você para julgar CPAD. pp.237-39
[4] – PEARLMAN, Myer – Conhecendo as Doutrinas da Bíblia. p 281
[5] – Barbosa, Samuel Ver. - Pense Comigo, Meditações Evangélicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.