24 de agosto de 2011

O PROFESSOR E A DISCIPLINA











O soldado que se prepara para a batalha, o lavrador em seu trabalho paciente e o atleta em seu preparo físico para o dia da competição, todos esses tem uma virtude em comum - Disciplina. Todo pessoa que quer alcançar algum objetivo na vida precisa ter disciplina e isso requer mudanças, não somente de certos comportamentos, mas sim no estilo de vida. E a esse estilo de vida regrado, com um foco bem definido e ações objetivas, seguindo uma série de normas e regras no intuito de conseguir alcançar o alvo pré-determinado, é denominado disciplina.

Como bem disse George Washington: “A disciplina é a alma de um exército; torna grandes os pequenos contingentes, proporciona êxito aos fracos, e estima toda a gente”

Para o crente que procurar viver dia após dia na presença do Senhor, visando uma vida cheia do Espírito Santo, santificada e que renda frutos para a glória de Deus, encontramos na Palavra do Senhor o conselho de Paulo, um homem que vivia disciplinadamente a vida cristã: 

“Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos (2 Tm 3.6).

E para o professor de EBD, qual o resultado de uma vida disciplinada na busca de um ensino eficaz?

Os resultados serão surpreendentes. Pois se o professor se dispuser a ter um estilo de vida de verdadeiro preparo para ministração das aulas e aplicação dos conteúdos aprendidos em sua própria vida, logo verá que tudo será mais fácil. Não que os obstáculos vão desaparecer, mas simplesmente ele estará mais preparado para tudo o que vier.

Terá mais graça e conhecimento para transformar através do ensino vidas. Os resultados obtidos trarão o mesma satisfação que o lavrador tem ao ver que todo seu esforço valeu a pena, pois da semente plantada e do esforço desempenhado surgiu um lindo fruto.

Busquemos então, como agentes do ensino bíblico, a disciplina em nossa vida!

Fiquem com Deus.

2 comentários:

  1. Sua postagem me fez lembrar de um livro que acabei de ler: "O caráter do homem de Deus",recomendo.
    Sergiano, tive a oportunidade de perceber de uma maneira bem contundente a diferença de um professor preparado e um que não havia se preparado: é gritante!

    Devemos nos esforçar para levar um ensino com excelência aos nossos púlpitos (Js 1.7). O que é humanamente possível para nós (ler pelo menos a lição antes da aula, por exemplo!) devemos fazer, o que é sobrenatural, deixemos a encargo de Deus, que aliás faz isso muito bem.

    Excelente postagem nobre amigo (At 17.11), Obrigado pela visita e seja sempre bem vindo.

    Microscopicamente (Jo 3.30),
    Walter Filho
    http://blogdowaltim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Jesus meu irmão Walter,

    É sempre um prazer recebê-lo em nosso humilde espaço virtual. Seus comentários sempre nos mostram seu comprometimento com a Verdade.

    Como você mesmo pode observar, não há nada mais triste para uma classe do que ver um professor despreparado e indiferente ao conteúdo que o mesmo ministra. Pesa ainda mais quando estamos falando da obra de Deus. Qualquer ensinador da Palavra de Deus precisa esforçar-se diariamente para, com muita disciplina, fazer a diferença em sala de aula.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.