15 de agosto de 2011

DISCREPÂNCIA NO ENSINO?



"Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo?"(Rm 2.21)

Somos automaticamente constrangidos ao meditar nessas palavras que Paulo escreveu inspirado pelo Espírito Santo. Pois fica claro que grande é a responsabilidade para aqueles que são conhecidos como mestres. 

A Palavra de Deus condena abertamente aqueles que se julgavam ensinadores e ao mesmo tempo não cumpriam o que falavam, os tais faziam parte do grupo " façam o que eu digo e não o que eu faço".

O mestre deve ser exemplo em tudo e já sabemos disso. Deve ser um espelho para seus discípulos. No andar, no falar, nos relacionamentos, no trato, etc. 

Como professores de EBD temos sobre nós essa responsabilidade de fazer valer as palavras que proferimos aos alunos. Como ensinar sobre o amor se não amamos? Como pedir compromisso se nós mesmos não temos. 

Querido irmão em Cristo, não se esqueça de que antes de ensinar aos outros, você mesmo deve aprender e ser transformado pela Palavra de Deus. Sinceridade é o que Deus espera de você!

"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu"(IJo 4:20)

Muitos usam a desculpa de que seu professor não dá exemplo e por isso não gostam de ir a EBD. Essa falta de coerência de muitos professores tem causado danos que precisam de um reparo. E nada mais lógico de que os mesmos procurem corrigir sua postura como instrumentos de ensino não só por palavras mas pela própria maneira de viver.

Em suma, procuremos ensinar com palavras e ações. Pois as vezes um gesto vale mais que mil palavras.

Fiquem com Deus!

Um comentário:

  1. "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela."
    Mateus 16.18

    Muitas pessoas decidiram abandonar a igreja por causa de decepções e erros do passado. Porque gostariam de ver naquela comunidade de cristãos um grupo que expressasse perfeitamente o amor de Cristo, a santificação e o cuidado dele.
    O que muitos esquecem é que a igreja é formada por pessoas imperfeitas. E que só com paciência, oração, perseverança e o nosso próprio exemplo, podemos modificar, pouco a pouco, a realidade ao nosso redor.
    Jesus fez discípulos e deu o exemplo para o mundo. Ele não buscou discípulos perfeitos para formar um grupo perfeito. Muito pelo contrário. E, depois de morrer, ele ainda garantiu a esse grupo que conseguisse permanecer unidos, com todos os defeitos e diferenças, a vitória espiritual sobre as hostes do mal.
    Muitas vezes somos chamados para resistir dentro de nossas próprias igrejas. Para sermos o sal que faz a diferença, limpa e conserva o ambiente.
    Em países de maioria muçulmana é comum vemos a igreja local se desfazer por causa da perseguição. Mas existem aqueles que entendem a necessidade de permanecer onde estão para ser luz do mundo e sal da terra.

    Amauri Miguel

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.