27 de agosto de 2011

QUEM MANDA EM VOCÊ?


CATIVOS DE CRISTO – II Co 2:14-16; 3:3-6












Muitas pessoas, com suas palavras dizem ser de Cristo. Há até canções que a juventude aprecia ao extremo onde parte do refrão repetem exaustivamente: "[...] eu sou de Cristo [...]". No entanto, existe uma diferença muito grande entre palavras e ações. 

A Palavra de Deus nos aconselha a vivermos separados desse mundo (sistema controlado pelo diabo). Quem diz ser de Cristo "também deve andar como Ele andou [...]" (I Jo 2).


As ações de quem declara ser de Cristo precisam ser coerentes com o que o Evangelho de Jesus ensina. Mas podemos ver que muitas pessoas ainda não aprenderam a ter uma vida controlada pelo Senhor. Quando vem a ira não deixam o Espírito Santo decidir por eles, quando são colocadas a prova mostram verdadeiramente quem está no comando de suas vidas - Eles.


Precisamos aprender ter uma vida totalmente entregue nas mãos do Senhor, como homens capturados por Ele, renunciando todos nossos "achismos" e obedecendo incondicionalmente a Palavra do Senhor. 


Abandonando os prazeres da carne pois já não somos mais donos desse corpo, pertencemos exclusivamente a Deus. Glorifiquemos então o nome do Senhor com nossas vidas. Sejamos realmente verdadeiros servos cativos e dominados pelo Espírito Santo.


Segue abaixo um texto que fala sobre o que é viver debaixo da autoridade de Cristo, leiamos e vejamos como estamos então.

“...O primeiro aspecto de uma pessoa vivendo a todo tempo no santo dos Santos[Presença de Deus] pode ser visto em 2:14 onde Paulo diz: “Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo”. 


W. J. Conybeare, em sua tradução de 2ª Coríntios, fala-nos que a palavra grega traduzida por “conduz em triunfo” era uma palavra especial usada na antigüidade para descrever uma procissão triunfal. No Império Romano quando um general ganhava uma batalha, ele capturava muitas pessoas.

Então no Capitólio ocorria a celebração da vitória, e nesta celebração havia uma procissão da vitória obtida pelo general. O apóstolo Paulo adotou essa expressão para mostrar que Cristo é o General que obteve a vitória e que Deus hoje está celebrando a vitória de Cristo.

Entre tantos que foram capturados por Cristo, estava Paulo. Ele havia sido um dos maiores opositores a Cristo e a Seu Evangelho. Um dia, no caminho para Damasco, ele foi conquistado, subjugado e capturado (At.9:1-9). Daquele dia em diante, ele se tornou um cativo de Cristo. Podemos pensar que Paulo saía viajando por diferentes lugares como um pregador maravilhoso.

 Mas de acordo com o seu sentimento ele estava na procissão triunfal de Cristo como um cativo. Deus está celebrando a vitória de Cristo com uma procissão triunfal, com um desfile de cativos. Paulo era um cativo na celebração da vitória de Cristo Ele fora capturados por Cristo.

O primeiro aspecto de uma pessoa vivendo no Santo dos Santos[Presença de Deus] é o aspecto de ser um cativo. Primeiramente, temos de ser cativos de Cristo no desfile, na procissão da celebração da vitória de Cristo. Se desejamos viver no Santo dos Santos, desfrutar Cristo como a boa terra, estar no espírito, primeiro devemos ser capturados por Cristo.

Cristo tem de nos conquistar, subjugar e capturar. Falando sinceramente, muitos de nós devem admitir que em vez de sermos cativos de Cristo, Cristo é par nós um cativo. O dia todo você celebra a sua vitória, como Cristo como um cativo no desfile de sua comemoração.

Na sua experiência, quem é o cativo, Cristo ou você?

Quem está celebrando a vitória?...” [1]

Que Deus nos ensine a sermos cada vez mais servos, cada vez mais filhos, sempre obedientes ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!


[1] - Texto extraído do livro: Fonte: Lee, Witness – A autobiografia de uma pessoa no Espírito.

Um comentário:

Deixe seu comentário.